7 dezembro 2025

STF decide manter número de deputados federais e distribuição por estados para 2026

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por unanimidade, que as eleições de 2026 serão realizadas com o mesmo número atual de 513 deputados federais, mantendo também a distribuição de vagas por estado como está hoje. A decisão foi confirmada em plenário virtual na terça-feira (30/9).

O julgamento reforçou a decisão do ministro Luiz Fux, que havia adiado qualquer mudança na distribuição de cadeiras na Câmara dos Deputados para 2030. O pedido para manter o número de deputados partiu do presidente do Congresso e do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil), após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vetar um projeto que aumentaria a quantidade de deputados.

Veja as fotosAbrir em tela cheia Ministro Luiz Fux, do STFReprodução: STF Supremo Tribunal FederalReprodução: Internet Davi Alcolumbre, Presidente do Senado FederalFoto: Senado Federal Lula durante assinatura da MP “Brasil Soberano”Reprodução: Internet Segurança no STFReprodução: STF

Voltar
Próximo

Leia Também

Política
Alcolumbre diz que vai promulgar aumento de deputados se Lula não sancionar

Política
Após Moraes, Flávio Dino vira novo alvo de parlamentares de direita no Congresso

Política
Audiência para decisão sobre IOF fracassa no STF e termina sem decisão

A decisão foi tomada no contexto da Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão (ADO) 38, que estabelecia que o Congresso deveria definir a redistribuição das cadeiras até 30 de junho deste ano. Pela regra original, o número de deputados em cada estado deveria ser ajustado de acordo com a população, baseada no último censo do IBGE de 2022. Segundo os dados, sete estados perderam habitantes e, teoricamente, poderiam ter reduzido o número de deputados.

Com a decisão unânime dos 11 ministros, não haverá mudanças na Câmara em 2026, garantindo que a representação dos estados permaneça igual até que o Congresso aprove uma nova redistribuição de vagas.

- Publicidade -

Veja Mais