21 janeiro 2026

Favorito para suceder Barroso no STF viajou com Lula para Bahia

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Favorito para suceder Luís Roberto Barroso no STF, o ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, estava com presidente Lula quando o magistrado anunciou sua aposentadoria, na tarde da quinta-feira (9/10).

Messias viajou com Lula para a Bahia, onde participou da inauguração da montadora chinesa BYD, em Camaçari (BA), na região metropolitana de Salvador, e do anúncio de investimentos da Petrobras em Maragogipe (BA).

4 imagensO presidente do STF, Luís Roberto BarrosoFechar modal.1 de 4

BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakifoto2 de 4

BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakifoto3 de 4

O presidente do STF, Luís Roberto Barroso

BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakifoto4 de 4

Governo da Bahia

Messias viajou no avião presidencial com Lula. Nas agendas, sentou-se ao lado dos senadores Angelo Coronel (PSD-BA) e Otto Alencar (PSD-BA). A previsão é que o ministro retorne a Brasília no mesmo voo do presidente.

Leia também

Além de Messias, o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) também é cotado para o cargo e conta com o apoio do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP).

Saída de Barroso

Barroso anunciou sua aposentadoria durante a sessão do Supremo da quinta-feira (9/10). O magistrado afirmou que aquela seria sua última sessão plenária e que deve deixar a Corte na próxima semana.

O anúncio veio após meses de especulações de que Barroso deixaria o STF após o término de sua saída presidência, em 29 de setembro. O ministro foi sucedido por Edson Fachin, que comandará a Corte até 2027.

 

- Publicidade -

Veja Mais