O vereador Juares Hoy (PP), de Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre (RS), causou polêmica nas redes sociais ao divulgar um vídeo, nesta semana, com a frase “Todes são minhas boles”. Na publicação, ele debocha e critica a linguagem neutra.
No vídeo publicado pelo vereador, ele diz: “Essa camiseta, a comunidade do bem, que defende a democracia e a liberdade de expressão, me deu esse presente maravilhoso. Todes são as minhas boles. Não existe pronome neutro, é uma chacota, uma brincadeira de bom gosto. Eu vou ser sempre essa camiseta […] Todes são minhas boles. Não existe linguagem neutra. Isso é um absurdo, o país não pode aceitar isso.”
Veja o vídeo:
Na legenda, ele justificou que se trata de uma brincadeira “saudável” sobre o seu posicionamento. “Brincadeira saudável, mas que deixa clara a opinião do vereador Juares Hoy, que representa o cidadão de bem”.
Leia também
-
Sem elu, delu: projeto proíbe linguagem neutra em atos oficiais do DF
-
Inquérito sobre hino com linguagem neutra em ato de Boulos é arquivado
-
Boulos: criminalizar linguagem neutra é “chicana da extrema direita”
-
Congresso tem propostas em tramitação que proíbem linguagem neutra
Alguns internautas aprovaram a postura do político e levaram na brincadeira. Entretanto, ele também foi criticado por outro grupo.
Hoy foi eleito em 2022, com discursos alinhados à direita, em defesa da família e do cidadão de bem. Ele é conhecido por falas e posicionamentos polêmicos na Câmara Municipal de Canoas, geralmente direcionados à esquerda.






