5 dezembro 2025

Três membros de facção são condenados a mais de 71 anos de prisão por homicídio brutal em Sena Madureira

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A Justiça do Acre fechou um importante capítulo de violência em Sena Madureira com a condenação dos três integrantes de uma organização criminosa responsáveis pelo homicídio de Joel Saldanha Jaminawá, em novembro de 2023. O Tribunal do Júri, em sessão realizada no final de outubro, considerou provada a autoria do crime, caracterizado pela crueldade e pela impossibilidade de defesa da vítima.

Os condenados – Ronaldo da Cruz Santana (28 anos), Francisco Adriano da Silva Ponte (24 anos e 6 meses) e Edvan Barbosa de Santana (18 anos e 9 meses) – cumprirão suas penas em regime fechado. Juntos, somam mais de 71 anos de prisão.

O assassinato foi um episódio brutal da guerra territorial entre grupos criminosos na região. A vítima, Joel Saldanha Jaminawá, foi atraída para uma emboscada, levada de canoa até o bairro Niterói e ali executada com tiros.

O caso também revelou a tentativa de recrutamento de menores pelo crime. Witalo Veiga da Silva foi sentenciado a 1 ano e 10 meses de prisão por corromper um adolescente de 15 anos, envolvendo-o na trama violenta. Sua pena será cumprida em regime aberto.

- Publicidade -

Veja Mais