5 dezembro 2025

Pressão alta e sal em excesso; veja como substituir tempero na rotina

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

De acordo com o Ministério da Saúde, os brasileiros consomem cerca de 12 gramas de sal por dia, sendo que a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é de apenas 5 gramas (uma colher de chá rasa). Isso evidencia a importância de repensar os hábitos alimentares.

Leia também

O nutrólogo e cardiologista Daniel Magnoni explica que o sal de cozinha e outros produtos ricos em sódio são um dos principais fatores da pressão arterial alta. Dados da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) apontam que 27,9% dos brasileiros têm hipertensão.

“O sódio em excesso faz com que o corpo retenha mais água, aumentando o volume de sangue nas veias e artérias. Esse aumento sobrecarrega o coração e os vasos sanguíneos, elevando a pressão arterial”, explica o profissional.

4 imagensProfessor de Harvard indica evitar alimentos com excesso de sódio O excesso de sal é prejudicial para saúdeTenha cuidado ao consumir sal no dia a diaFechar modal.1 de 4

O excesso de sal gera problemas para os rins

Eternalcreative/Getty Images2 de 4

Professor de Harvard indica evitar alimentos com excesso de sódio

Getty Images3 de 4

O excesso de sal é prejudicial para saúde

Getty Images 4 de 4

Tenha cuidado ao consumir sal no dia a dia

Freepik

O sódio está presente em grande quantidade em diversos alimentos industrializados que fazem parte da rotina alimentar, o que dificulta a redução do consumo diário. Por isso, Daniel recomenda evitar produtos como enlatados, embutidos, alimentos congelados, temperos prontos, caldos concentrados, molhos industrializados, salgadinhos e biscoitos, entre outros.

“A melhor alternativa é uma dieta focada em alimentos naturais e não processados. Frutas, verduras, legumes, grãos integrais, sementes e proteínas magras devem ser a base da alimentação. Para dar sabor, a dica é usar e abusar de temperos naturais como ervas, alho, cebola e especiarias”, elucida o nutrólogo.

Como substituir o sal?

Segundo o médico, os salgantes, conhecidos como “sais sem sódio” ou “sais de potássio”, são uma opção para substituir o sódio pelo potássio. Esses produtos podem auxiliar na transição para uma alimentação mais saudável, ajudando a reduzir o consumo de sal comum.

“Existem benefícios como a redução da ingestão de sódio e a presença do potássio, que tem um efeito protetor, pois ajuda a relaxar as paredes dos vasos sanguíneos e a eliminar o excesso de sódio do corpo”, afirma o nutrólogo e cardiologista Daniel Magnoni.

No entanto, o médico alerta: “O consumo excessivo de potássio pode ser prejudicial, especialmente para pessoas com problemas renais ou que usam certos medicamentos, como diuréticos poupadores de potássio e inibidores da ECA. Os salgantes são uma alternativa na luta contra a hipertensão, mas não são uma solução livre para todos.”

- Publicidade -

Veja Mais