Rosalía surpreendeu os fãs ao revelar que está em um período de abstinência sexual voluntária. Em entrevista ao podcast Radio Noia, da Radio Primavera Sound, a cantora espanhola explicou que escolheu viver essa fase de forma consciente.
Leia também
-
Músicas em que Rosalía foi ícone pop e celebrou a sexualidade positiva
-
Rosalía une moda minimalista, religião e música clássica em nova era
-
Hunter Schafer, de Euphoria, revela ter namorado Rosalía por 5 meses
Em inglês, essa prática é conhecida como “volcel”, termo que vem de “voluntary celibate” – ou seja, celibatário por vontade própria.

A cantora, que lançou o seu novo álbum Lux, na última semana, resolveu se abrir sobre sua sexualidade a partir de uma pergunta da apresentadora Mar Valverdú: “Quem é a sua paixão platônica?”.
Inicialmente, Rosalía afirmou: “Quero deixar claro que não dou mais espaço a paixões platônicas, essa fantasia, essa ilusão que não leva a lugar nenhum. Acabou. Eu, neste momento, estou solteira, volcel”, comentou em referência a prática do celibato voluntário.
Discreta quando o assunto é vida amorosa, Rosalía tem o costume de preservar seus relacionamentos. O romance que viveu com Hunter Schafer, atriz da série Euphoria, por exemplo, só veio a público cinco anos após o término, em 2024.
8 imagens


Fechar modal.
1 de 8
O bem-estar sexual é considerado um dos pilares da boa saúde pela OMS
Getty Images
2 de 8
O uso de camisinhas previne, além de gravidez, diversas doenças sexualmente transmissíveis (DSTs)
3 de 8
A atividade sexual deve ser prazerosa em todas as etapas da vida
Reprodução
4 de 8
Cuidar da saúde sexual é importante para o bem-estar mental, psicológico e emocional
Getty Images
5 de 8
Diariamente, a Pouca Vergonha, coluna de sexo do Metrópoles, traz dicas para melhorar sua vida sexual
Getty Images
6 de 8
Pessoas sexualmente ativas devem fazer exames médicos periodicamente para assegurar a saúde
Getty Images
7 de 8
Brasileiro inicia vida sexual aos 18 anos e tem, em média, 10 parceiros na vida, indica pesquisa conduzida pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP)
Getty Images
8 de 8
O sexo é considerado uma atividade física
Getty Images
Em entrevista à revista Elle, a cantora comentou sobre a decisão de não expor sua intimidade: “Não, eu não me pressiono. Penso em liberdade. É isso que me guia.”
Rosalía acrescentou que sua vida amorosa ficará em segundo plano, e pediu que o público evite especulações sobre possíveis relacionamentos. “Se me virem com um homem na rua, um homem másculo, não presumam que ele seja meu novo namorado. Entenderam? Não tenho tempo para namorados”, brincou a cantora.
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Kinsey, entrevistou 2 mil adultos solteiros, e mais de 18% revelou que está vivendo o celibato involuntário. A maioria é do sexo feminino.
O estudo indica que mulheres tendem a escolher o celibato por vontade própria, enquanto homens são mais propensos ao celibato involuntário.






