7 dezembro 2025

Tribunal de Londres mantém parte da ação de Felipe Massa contra Fórmula 1

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O Superior Tribunal de Londres decidiu nesta quinta-feira (20/11), que parte do processo movido por Felipe Massa contra a Fórmula 1, Bernie Ecclestone e a FIA seguirá adiante. O ex-piloto da Ferrari tenta obter o reconhecimento de que deveria ter sido declarado campeão mundial de 2008 e cobra uma indenização estimada em 64 milhões de libras (cerca de R$ 446 milhões), além de juros.

O juiz Robert Jay entendeu que há plausibilidade na alegação de indução à quebra de contrato, destacando que Massa só teria percebido a possibilidade de mover uma ação após declarações dadas por Ecclestone em uma entrevista em 2023. Na ocasião, o dirigente admitiu que tinha conhecimento do escândalo de Singapura ainda em 2008.

Veja as fotosAbrir em tela cheia Felipe Massa foi o último brasileiro a ser piloto titular de uma equipe, com a Williams, em 2017 (Reuters) Reprodução Divulgação/Williams F1 Reprodução

Voltar
Próximo

Leia Também

Esportes
Acidente de esqui de Schumacher completa 10 anos e estado de saúde ainda é segredo

Esportes
Após 11 anos, Michael Schumacher é visto pela primeira vez em público, diz jornal

Esportes
Brasileirão 2025: Saiba quais são os favoritos ao título, Libertadores e rebaixamento

No entanto, o magistrado rejeitou a acusação de omissão por parte da FIA na investigação do caso e descartou o pedido para que o título de 2008 fosse reescrito, afirmando que “o tribunal não pode ser instado a modificar o resultado do Mundial de Pilotos de 2008”.

O caso que marcou a temporada
Massa liderava o GP de Singapura de 2008 quando sofreu uma reviravolta que acabou sendo decisiva na disputa pelo título. Nelson Piquet Jr., então piloto da Renault, bateu propositalmente em Marina Bay a mando da equipe para favorecer o companheiro Fernando Alonso. O safety car mudou completamente a dinâmica da corrida.

Na sequência, a Ferrari chamou Massa para os boxes, mas o time cometeu um erro ao liberar o carro com a mangueira de abastecimento ainda presa. O brasileiro quase se chocou com Adrian Sutil e foi punido, caindo para o fim do pelotão. Depois, um pneu furado obrigou novo pit stop, e Massa terminou em 13º. Alonso venceu, Nico Rosberg foi segundo e Lewis Hamilton ficou em terceiro, ampliando a vantagem para sete pontos.

Em 2009, Piquet Jr. procurou a FIA e admitiu que provocou o acidente sob ordens da equipe.

Título decidido no Brasil
A última etapa da temporada, no GP do Brasil, viu Massa fazer sua parte ao vencer em Interlagos e chegar aos 97 pontos. Hamilton terminou em quinto e fechou o campeonato com 98, conquistando seu primeiro título mundial por apenas um ponto.

A decisão do tribunal abre caminho para que parte das alegações do brasileiro continuem tramitando, mantendo viva uma das discussões mais controversas da história recente da Fórmula 1.

Transforme seu sonho com a força do esporte. Aposte agora na Viva Sorte! Acesse clicando aqui!

- Publicidade -

Veja Mais