Uma família maranhense tem vivido dias de angústia após ser informada de que o fuzileiro naval Elton Francisco de Araújo Cardoso (foto em destaque), de 23 anos, desapareceu durante um combate na guerra entre a Ucrânia e a Rússia no último dia 25.
À coluna, a advogada Hane Letícia Araújo, irmã do homem, contou que ele viajou para o país localizado no Leste Europeu em maio deste ano. Contudo, acabou omitindo para os familiares que estava na guerra, alegando que estaria vivendo na Polônia.
Leia também
-
A estratégia da PF para prender o presidente da Alerj no Rio
-
Entenda a operação que levou o presidente da Alerj e TH Joias à cadeia
-
Quem é Rodrigo Bacellar, presidente da Alerj preso pela PF
-
Presidente da Alerj é preso por vazar informação de operação contra CV
“Nós sabíamos que ele estava na Ucrânia por conta do DDI, porque ele nos mandava mensagens. Além disso, um amigo dele, que também estava lá, postava algumas coisas, inclusive com a bandeira do Brasil e da Ucrânia ao lado”, explicou a irmã.
Elton mantinha contato com a mãe, que vive em São Luís, no Maranhão (MA), diariamente. Por meio de aplicativo de mensagens, ele enviava fotografias em tempo real e avisava que estava tudo bem. “O Elton falava diariamente com a minha mãe ou, então, avisava quando não ia poder falar, quando ia ficar muito ocupado. Apesar disso, nunca confirmou que estava na Ucrânia”, detalhou Hane.
No dia 25 de novembro, entretanto, ele deixou de responder às tentativas de contato da família. “No domingo (23/11), ele chegou a mandar uma selfie para a minha mãe. Na segunda (24), ela deu bom dia e ele respondeu, mas na terça (25) ele não retornou mais às mensagens.”
A descoberta
Diante do sumiço, a família, que já tinha certeza de que o fuzileiro estava na guerra, ficou desesperada. Amigos de Elton, que haviam ido ao país, mas já retornaram, passaram a tentar ajudar. Nessa segunda-feira (1º/12), a confirmação do desaparecimento veio.
A Unidade Militar A3449 das Forças Armadas da Ucrânia enviou um ofício à Embaixada do Brasil em Kiev afirmando que o brasileiro desapareceu em 25 de novembro, enquanto realizava uma missão na localidade de Stepnohorsk.
“Com o mais profundo pesar, a Unidade Militar A3449 informa que o cidadão brasileiro Sr. de Araújo Cardoso Francisco Elton, nascido em 30 de outubro de 2002, encontra-se desaparecido em combate desde 25 de novembro de 2025, enquanto realizava uma missão na localidade de Stepnohorsk. Assim que recebermos qualquer atualização, notificaremos prontamente a Embaixada”, diz o documento.



A família do homem está angustiada e cobra respostas das autoridades
Material cedido ao Metrópoles
O sonho de Elton era ir para a guerra
Material cedido ao Metrópoles
Amigos ajudam os familiares a buscarem informações sobre o paradeiro do brasileiro
Material cedido ao Metrópoles
Ele não contou aos familiares que estava na Ucrânia
Material cedido ao Metrópoles
O homem era fuzileiro naval no Brasil
Material cedido ao Metrópoles
A última vez que Elton respondeu a uma mensagem foi em 24 de novembro
Material cedido ao Metrópoles
Possível óbito
Apesar de o comunicado citar somente o desaparecimento, a família afirma que recebeu informações de terceiros, que estavam no combate, de que Elton teria sido abatido por militares russos. Além disso, há notícias de que o corpo dele teria sido capturado pelo Exército russo.
“Eles só dizem desaparecido, mas a informação das pessoas que estavam lá é que ele faleceu mesmo, mas que os russos pegaram o corpo. O Consulado diz que presta apoio, mas ninguém me responde”, lamentou Hane.
Segundo a irmã, a família busca informações sobre o que fazer a partir de agora. “Queria que alguém falasse com a gente, para explicar o que fazer, já que nós não temos nem direito ao corpo do meu irmão. Queremos saber como podemos registrar que ele faleceu, o que a gente tem que fazer, onde, como, quando…”, disse.
Amante das Forças Armadas
Elton é descrito pela família como um “amante das Forças Armadas”. “Era muito apaixonado, sempre buscando ser o melhor. As mensagens que recebo são sempre as mesmas, que ele era o melhor no que fazia, que ensinava a todos, ele sempre foi assim… lutava muito pelo ideal dele.”
De acordo com Hane, desde que entrou para as Forças, Elton tinha como objetivo atuar em uma guerra.
“Por onde passou, Elton deixou um legado. Todos que o conhecem se encantam pela sua visão de mundo e amizade ímpar, companheiro sem igual.”
Apoio à família
À coluna, o Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) afirmou que o governo brasileiro, por meio da Embaixada do Brasil em Kiev, foi notificado pelas autoridades ucranianas acerca do desaparecimento em combate do nacional brasileiro.
“A Embaixada presta assistência consular aos familiares do nacional”, finalizou a nota.










