10 de julho de 2026

Clayton Nascimento, ator de “Macacos”, filma drama no Rio

Clayton Nascimento, ator de “Macacos”, filma drama no Rio
Clayton Nascimento, ator de “Macacos”, filma drama no Rio

Clayton Nascimento, conhecido pelo trabalho no espetáculo “Macacos” e por ser o brasileiro mais jovem a vencer o Prêmio Shell de Teatro, vive o palhaço Benjamin no filme “Carolina – Quarto de Despejo”, título provisório, que está sendo rodado no Rio de Janeiro. Entre as cenas que retratam a vida da escritora, interpretada por Maria Gal, um circo itinerante desembarca perto do Canindé. Após o palhaço acolher sua filha, Vera Eunice (Laura Vick), enquanto a menina brincava longe de casa, Carolina mostra seus escritos para o colega das artes, que entende que a cor da pele influencia no sucesso. Além do personagem, Clayton também é responsável pela preparação do elenco.

Trata-se de uma adaptação de Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada, publicada em 1960 por Carolina Maria de Jesus.

- Publicidade -

O filme conta com a direção do Jeferson De, produção da Raccord Produções, Move Maria e Buda Filmes, tem coprodução da Globo Filmes e distribuição da Elo Studios.

Sobre ‘Macacos’

Há dez anos em cartaz, o espetáculo “Macacos”, de Clayton Nascimento, idealizado para denunciar casos em que o Estado brasileiro foi responsável pela morte de jovens negros periféricos no Brasil, principalmente no Rio e em São Paulo, foi para além do palco.

Conseguiu reabrir um inquérito policial, relacionado à morte de Eduardo de Jesus, de 10 anos, na porta da casa dele, no Complexo do Alemão, em 2016.

Em 2015, durante uma das apresentações, Terezinha Maria de Jesus, a mãe de Eduardo, procurou o ator para contar a história do assassinato do filho. O caso havia sido arquivado, apesar da denúncia de familiares e vizinhos que o disparo de fuzil que acertou o menino veio de um policial e não havia troca de tiros no momento.

Depois de incorporar o caso ao espetáculo, a notícia repercutiu e um advogado procurou a mãe da criança, oferecendo apoio para retomar as investigações, o que aconteceu no ano passado.

A peça “Macacos” já passou por 11 países.