
O jovem lutador acreano Paulo Victor Silva Santos, de 22 anos, conhecido como Menor CZS, conquistou na noite desta sexta-feira (5) o cinturão do Shooto Brasil, no Rio de Janeiro, após vencer o amazonense Francisco Bhorel. O Shooto é considerado o maior evento de MMA da América Latina e serve como vitrine para atletas que buscam vagas nas grandes organizações internacionais.
Natural de Cruzeiro do Sul, Menor CZS fez história ao se tornar o primeiro cruzeirense e o segundo atleta acreano a ser campeão do torneio. Com o título e o destaque que já vinha acumulando, ele está cada vez mais perto de alcançar o UFC.
Segundo o treinador Ueverton Jacaré, a expectativa é de que o lutador seja confirmado no Contender Series em 2026 — programa que seleciona atletas para assinar contrato com o UFC de acordo com seu desempenho. “Com uma vitória dessa e com o nível que ele já vem apresentando, ele está a um passo do UFC. Aqui no Rio, já se fala que no próximo ano ele entra no Contender”, afirmou o técnico, que agradeceu aos patrocinadores de Cruzeiro do Sul que tornaram a participação no Shooto possível.
Uma trajetória que parece filme

A história de Menor CZS inspira. Ele descobriu o MMA em 2017, por meio do projeto social Campeões em Ação, do Nauas Combat MMA. Há seis anos mora no Rio de Janeiro, onde treina na renomada equipe Nova União, do campeão José Aldo, mas sempre retorna ao Acre para temporadas de treinos na Jacaré Fight Team.
Saído do bairro da Lagoa — uma das áreas mais humildes de Cruzeiro do Sul —, Paulinho superou dificuldades, agarrou o esporte como oportunidade de mudança de vida e hoje colhe os frutos.
“O esporte me salvou e hoje sou campeão. O que antes era só um sonho agora está virando realidade. Só tenho a agradecer a todos que me ajudaram a chegar até aqui e seguir firme rumo ao UFC”, comemorou o novo campeão do Shooto Brasil.
A vitória coloca o jovem atleta entre as principais promessas do MMA nacional e abre portas para uma carreira internacional.






