17 dezembro 2025

Moto de árbitro morto em acidente é furtada de protesto no Acre, mas suspeito se arrepende e devolve veículo

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Após furto, motocicleta foi colocada novamente acorrentada a outdoor — Foto: Fábio Santos

A motocicleta que pertencia ao árbitro Ruan Rhiler Rodrigues Santos, morto em um acidente de trânsito em novembro deste ano, foi furtada da estrada de Porto Acre, na região do bairro Alto Alegre, onde estava acorrentada a um outdoor como forma de protesto e pedido de justiça. O caso ocorreu na sexta-feira (12), mas o veículo foi recuperado na manhã deste domingo (14).

A moto havia sido colocada no local no último dia 5 pelo pai da vítima, o advogado e árbitro Fábio Santos, após Ruan ser atropelado e morto por uma caminhonete conduzida pelo pastor Roberto Coutinho. O objetivo era chamar atenção para a violência no trânsito e cobrar responsabilização pelo caso.

Imagens gravadas por uma câmera mostram dois homens chegando em um carro vermelho. Um deles rompe o cadeado que prendia a motocicleta ao outdoor, enquanto o outro ajuda a colocar o veículo na carroceria do automóvel antes de deixarem o local. O vídeo rapidamente se espalhou pelas redes sociais.

Cadeado foi rompido em furto de motocicleta no AC — Foto: Fábio Santos

Diante da repercussão, Fábio Santos relatou ao g1 que recebeu uma ligação do homem que teria cometido o furto. Arrependido, ele pediu desculpas e manifestou o desejo de devolver a motocicleta. “Ele me ligou e disse que queria devolver a moto. Pedi que viesse pessoalmente, mas ele disse que estava com medo de ser preso e mandou um freteiro”, contou.

Apesar da devolução, a motocicleta retornou com peças faltando. Após novo contato, o suspeito se comprometeu a entregar os itens restantes. O veículo foi novamente acorrentado ao outdoor.

Entenda o caso

Ruan Rhiler Rodrigues Santos, de 23 anos, morreu após ser atropelado por uma caminhonete na rodovia AC-10. Segundo o Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), o veículo invadiu a contramão e atingiu a motocicleta de forma frontal. O jovem morreu ainda no local.

Segundo o pai, a moto teve perda total e simboliza os impactos da imprudência no trânsito. Outdoors com a foto de Ruan e pedidos de justiça foram instalados em três pontos: nas proximidades do Tribunal de Justiça do Acre, na Cidade da Justiça e na estrada de Porto Acre.

Ruan Santos era árbitro, assim como o pai Fábio Santos — Foto: g1

Fábio Santos também relatou que, após o acidente, foi surpreendido ao descobrir que a motocicleta havia sido multada no dia da colisão devido a atraso na documentação.

Abalado com a perda do filho, o advogado anunciou a criação do Instituto Ruan Santos, que vai oferecer apoio gratuito a vítimas de acidentes de trânsito e seus familiares, com assistência psicológica, fisioterapêutica, jurídica e social. As atividades devem começar em janeiro, com atuação voluntária.

Ruan deixou uma filha de seis anos. O instituto terá como lema “Mão que guia, voz que luta, vida que importa”, reforçando o pedido de justiça e conscientização sobre a violência no trânsito.

Veja:

Informações via g1 Acre.

- Publicidade -

Veja Mais