Primeiro suplente da Mesa Diretora da Câmara, o deputado Antônio Carlos Rodrigues (PL-SP) assinou os dois atos que cassaram os mandatos de seus correligionários Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Alexandre Ramagem (PL-SP).
Integrante da ala governista do PL, Rodrigues quase chegou a ser expulso do partido este ano, após criticar o presidente Donald Trump e defender o ministro do STF Alexandre de Moraes, adversário do bolsonarismo.
4 imagens

Fechar modal.![]()
1 de 4
Deputado federal Antonio Carlos Rodrigues (SP), que foi expulso do PL depois de elogiar Alexandre de Moraes
Bruno Spada / Câmara dos Deputados
2 de 4
Gravação atribuída a Ramagem está em posse da Polícia Federal
Vinícius Schmidt/Metrópoles
3 de 4
Deputado Alexandre Ramagem (PL-PL), diretor-geral da PF na gestão Bolsonaro
Vinícius Schmidt/Metrópoles
4 de 4
Deputado Alexandre Ramagem e Eduardo Bolsonaro
Vinícius Schmidt/Metrópoles
O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, entretanto, atuou para evitar a expulsão do parlamentar, de quem o atual dirigente partidário é amigo há anos. Com isso, a sigla acabou não expulsando o deputado.
Além de Rodrigues, outros seis integrantes da Mesa Diretora assinaram os atos em apoio as cassações de Eduardo e de Ramagem. Filiado ao PL, o 1º vice-presidente da Casa, Altineu Côrtes (RJ), não assinou.
A Mesa Diretora da Câmara é composta por sete membros titulares. Três deles não assinaram. Além de Altineu, também não colocaram seu nome: Elmar Nascimento (União-BA) e Sergio Souza (MDB-PR).
Veja os membros da Mesa Diretora que apoiaram as cassações de Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem:
- Hugo Motta (Republicanos-PB), presidente;
- Carlos Veras (PT-PE), primeiro-secretário;
- Lula da Fonte (PP-PE), segundo-secretário;
- Delegada Katarina (PSD-SE), terceira-secretária;
- Antônio Carlos Rodrigues (PL-SP), primeiro suplente;
- Paulo Folleto (PSB-ES), segundo suplente;
- Dr. Victor Linhalis (Podemos-ES), terceiro suplente.






