
O Instituto de Pesos e Medidas do Acre (Ipem/AC) reforçou nesta semana as ações de fiscalização no comércio local como parte da Operação Natal Seguro, ação nacional coordenada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). A iniciativa é realizada simultaneamente em todos os estados brasileiros e tem como objetivo garantir que os produtos vendidos no período natalino estejam em conformidade com as normas técnicas e legais de metrologia.
No Acre, mais de 70 estabelecimentos comerciais foram visitados pelas equipes do Ipem, que concentraram o trabalho em dois principais eixos de fiscalização.
O primeiro foco é a verificação dos produtos pré-medidos, ou seja, aqueles embalados sem a presença do consumidor, como panetones, chocolates, brinquedos, cestas básicas e outros itens típicos do Natal. Segundo o coordenador técnico do Ipem, Alexandre Martins, as equipes conferem se o peso ou volume indicado na embalagem corresponde ao conteúdo real, evitando que o consumidor pague por uma quantidade menor do que a informada.

O segundo eixo da operação refere-se à conformidade dos produtos. Nesse caso, os fiscais verificam se os itens atendem às exigências técnicas e de segurança, como a presença do selo de certificação do Inmetro e o cumprimento das normas de metrologia. Rosi Sabóia, agente fiscal do Ipem, explica que “os produtos devem apresentar informações claras ao consumidor, identificação do fabricante e atender requisitos mínimos de qualidade, especialmente brinquedos e produtos elétricos”.
Com a aproximação do Natal, comemorado na próxima quinta-feira (25), a demanda por presentes aumenta, e o Ipem reforça a importância de atenção do consumidor. A presidente do Ipem/AC, Hérica Granzotto, orienta: “Além das fiscalizações, é fundamental que o consumidor verifique se o produto possui o selo do Inmetro, confira o peso informado na embalagem e guarde a nota fiscal. Essas medidas ajudam a evitar problemas e garantem os direitos do comprador”.
Canais de atendimento
Em caso de dúvidas ou denúncias, os consumidores do Acre podem entrar em contato com a Ouvidoria Nacional do Inmetro pelo telefone 0800 285 1818.

Para atendimento presencial, a sede do Ipem em Rio Branco está localizada na Rua Major Gesner, nº 177, bairro Distrito Industrial, próximo ao Posto Tucumã. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h30.
Durante a operação, os fiscais conferiram todos os itens utilizados nas festividades natalinas, incluindo brinquedos, produtos elétricos e decoração, garantindo segurança e qualidade aos consumidores.






