21 dezembro 2025

Inaugurada Ponte da Integração, segunda ligação viária entre Brasil e Paraguai

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Foto: Ricardo Stuckert/PR

Foz do Iguaçu (PR) – Com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de ministros, foi inaugurada nesta sexta-feira (19) a Ponte Internacional da Integração Brasil-Paraguai, que conecta Foz do Iguaçu (PR) à cidade de Presidente Franco, no Paraguai.

A obra recebeu investimento de R$ 1,9 bilhão, incluindo R$ 712 milhões financiados pela Itaipu Binacional, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O tráfego já foi liberado, mas inicialmente apenas para caminhões sem carga, nos dois sentidos.

Durante a inauguração, o presidente Lula ressaltou a importância da ponte para o comércio e o turismo:

“Espero que muita gente do Paraguai vá visitar o Brasil e que muitos brasileiros visitem o Paraguai. Que produtos de ambos os países circulem mais, fortalecendo as economias e melhorando a qualidade de vida de nossos povos.”

O evento ocorreu na nova aduana Brasil-Paraguai e marcou a entrega da segunda travessia viária sobre o Rio Paraná entre os dois países, seis décadas após a inauguração da Ponte da Amizade, que liga Foz do Iguaçu a Cidade do Leste. A Ponte da Amizade enfrenta sobrecarga, com cerca de 100 mil pessoas e 45 mil veículos circulando diariamente, segundo a Receita Federal.

A Ponte da Integração possui 760 metros de extensão e um vão-livre de 470 metros — o maior do continente —, com duas pistas simples de 3,6 metros de largura cada. A estrutura estaiada é sustentada por torres de 190 metros de altura, equivalentes a prédios de 54 andares.

O ministro dos Transportes, Renan Filho, explicou que a infraestrutura brasileira está pronta para operação:

“A ponte está 100% pronta, a Receita Federal e a Polícia Federal estão preparadas. As obras de acesso e a rodovia perimetral também foram concluídas. A partir de amanhã, vamos liberar o fluxo de caminhões pela ponte.”

Etapas de operação
Na fase inicial, apenas caminhões descarregados, conhecidos como “em lastro”, poderão trafegar, seguindo horários coordenados pelos órgãos de fiscalização. Em breve, ônibus de turismo fretados também serão autorizados.

A liberação total para veículos de carga está prevista entre o final de 2026 e início de 2027, com a conclusão do Corredor Metropolitano del Este, no lado paraguaio, que garantirá plena infraestrutura de acesso.

Informações via Agência Brasil.

- Publicidade -

Veja Mais