A quinta-feira de Natal (25/12) será de calor intenso para alguma regiões do país. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os estados da região Sudeste do Brasil, além de Goiás, Distrito Federal, Paraná e Santa Catarina estão sob alerta de perigo potencial para onda de calor, ou seja, podem registrar até 5ºC acima da média por dois ou três dias.
A máxima é de 40 °C na capital fluminense, 34ºC na paulista e 32ºC em Belo Horizonte (MG). Não há previsão de chuva para região.
São Paulo pode atingir 36 °C nesta quinta-feira. Caso isso ocorra, será a maior temperatura registrada em um dia de dezembro desde 1963.
Leia também
-
Inmet emite alerta de onda de calor e risco de tempestades. Saiba onde
-
Calor intenso exige cuidados sérios e gera alerta para tutores de pets
-
Calor extremo e chuvas elevam riscos à saúde no verão, alerta médico
-
Onda de calor atinge o Brasil na primeira semana do verão; saiba onde
Abafado e chuvoso
Mesmo com as altas temperaturas, no Sul a chuva persiste com a passagem de uma frente fria que se desloca em direção ao oceano. São esperadas precipitações de até 100 mm/dia, com ventos intensos de 100 km/h e possibilidade de queda de granizo. O tempo permanece abafado na região, que também está sob alerta para tempestades. Os termômetros marcam 33°C em Florianópolis (SC) e Curitiba (PR).
A umidade e o calor favorecem as pancadas nas regiões Norte e Centro-Oeste. Estados como Amazonas, Acre, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, terão acúmulos de até 50 mm/dia, com alerta do Inmet para chuvas intensas. A máxima é de 30°C para Manaus (AM) e 31°C para Rio Branco (AC). Os termômetros também marcam 35°C em Cuiabá (MT) e Campo Grande (MS).
No Nordeste, a instabilidade e o calor também persistem. Nesta região, o clime está sendo afetado por uma Zona de Convergência Intertropical, que favorece a formação de nuvens profundas. Há possibilidade de pancadas de chuva no estado de Alagoas, Sergipe e Bahia. A máxima é de 31°C em Maceió (AL) e Salvador (BA), e 30ºC em Aracaju (SE).






