28 dezembro 2025

Quando a onda de calor extremo chega ao fim? Veja as previsões para os próximos dias

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A onda de calor extremo demorou, mas chegou com tudo e atinge mais de oito estados brasileiros. As altas temperaturas tiveram início no dia 23 de dezembro e devem seguir, pelo menos, até segunda-feira (29/12). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o alerta vermelho de grande perigo segue em vigor para as regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste.

O aviso inclui mais de 1.280 municípios dos nove estados como São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina. Segundo o órgão, a onda de calor é caracterizada por temperaturas até 5 graus acima da média, representando risco de saúde após dias consecutivos de calor extremo.

Veja as fotosAbrir em tela cheia Divulgação: Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Rio de Janeiro entra em alerta de ‘Calor 4’Reprodução/Instagram Divulgação: Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Calor intenso assola os quatro cantos do Brasil / Imagem: internet Reprodução

Voltar
Próximo

Leia Também

Notícias
Europa sofre com onda de calor e adota medidas, como o fechamento da Torre Eiffel

Saúde
Calor extremo no Rio: Entenda quais são riscos que temperaturas altas impõem ao corpo

Carnaval
Calor extremo deixa integrantes de escolas passando mal no Rio de Janeiro

Notícias
Especialista analisa os impactos da onda de calor que atinge o Brasil

Neste domingo, os estados que já estão em alerta terão o calor intensificado com máximas previstas de até 41ºC no Rio de Janeiro (RJ), 38ºC em São Paulo (SP), 36ºC em Mato Grosso do Sul (MS) e 35ºC em Minas Gerais (MG).

Mas o que está causando a onda de calor?
De acordo com o Inmet, as regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste estão sofrendo com um bloqueio atmosférico. O fenômeno é provocado pela atuação de um vórtice ciclônico de altos níveis, que impede a chegada de frentes frias e mantém o ar quente e seco estacionado sobre o território. Com isso, as máximas se elevam de forma persistente, sobretudo em áreas urbanas.

Como se proteger do calor?

Fazer refeições leves
Usar roupas leves
Usar chapéus e óculos escuros
Aumentar a ingestão de água ou sucos de frutas naturais
Evitar a exposição direta ao sol, em especial, das 10h às 16h
Reduza o tempo de atividade física em ambientes diretamente expostos ao sol
Não deixar crianças, pessoas idosas ou animais de estimação sem vigilância em veículos estacionados

- Publicidade -

Veja Mais