28 dezembro 2025

Brigitte Bardot e Búzios: como a francesa transformou “paraíso secreto” em ponto turístico

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A estátua de Brigitte Bardot à beira-mar em Búzios, no Rio, é atração turística – e a história por trás da homenagem é repleta de curiosidades. A morte da francesa foi informada pela fundação que leva o nome dela neste domingo (28/12), e o local paradisíaco, na “Cidade Maravilhosa”, voltou a ser assunto. Entenda como teve início a paixão da atriz, cantora e ativista pelo Brasil e como a região litorânea ganhou fama mundial!

A artista começou a carreira como modelo e estampou capas de revistas conceituadas. Com o sucesso, deu os primeiros passos como atriz em 1952, no filme “A Garota do Biquíni”. A fama mundial, no entanto, veio com “E Deus Criou a Mulher”, longa lançado em 1956. Brigitte foi considerada ícone da liberdade sexual feminina e de beleza, estabelecendo, mesmo que involuntariamente, padrões estéticos. Cercada de holofotes, a francesa decidiu buscar um refúgio em 1964 – e escolheu o Brasil.

Veja as fotosAbrir em tela cheia Brigitte Bardot faleceu aos 91 anosCrédito: turismo.buzios.rj.gov.br Brigitte Bardot faleceu aos 91 anosCrédito: Letícia Pontual Brigitte Bardot faleceu aos 91 anosCrédito: Miroslav Brozek Brigitte Bardot faleceu aos 91 anosCrédito: Estadão Conteúdo Arquivo

Voltar
Próximo

Leia Também

Famosos
Ícone do cinema e ativista, francesa Brigitte Bardot morre aos 91 anos

Esportes
Ex-ginasta Isabelle Marciniak morre aos 18 anos após lutar contra câncer

Famosos
Ex-chacrete Lia Hollywood morre após sofrer ataque de pitbull do filho

Notícias
Corpo de mulher atropelada e arrastada na Marginal Tietê é enterrado em São Paulo

A atriz, cantora e ativista visitou Armação dos Búzios, na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro, e ficou encantada. Na época, Búzios era uma vila de pescadores, distrito de Cabo Frio. Na primeira vez que chegou à região (em janeiro de 1964), ela ficou por cerca de quatro meses na companhia de Bob Zagury, seu então namorado, levando uma vida simples. Em dezembro do mesmo ano, já chamando atenção da imprensa, a artista retornou ao local.

Búzios era uma região pouco conhecida, chamada, inclusive, de “paraíso secreto”. A presença de Brigitte por lá ganhou repercussão na imprensa nacional e internacional – e tudo começou a mudar. O que antes era um refúgio com pouca estrutura, virou atração turística. Pousadas foram construídas, estabelecimentos comerciais surgiram e a economia vingou de forma positiva.

A francesa não visitou mais o que antes era uma vila de pescadores, mas sua passagem nunca mais foi esquecida. Por conta da repercussão que causou, dando fama mundial à região, a cidade instalou, em 1999, uma estátua de bronze em homenagem a ela. E o calçadão à beira-mar foi batizado com o sobrenome da atriz, cantora e ativista: Orla Bardot.

- Publicidade -

Veja Mais