
Os professores João Rogério e Wenden Charles, do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET) da Universidade Federal do Acre (Ufac), publicaram um artigo científico, em língua inglesa, na revista internacional Mathematics and Mechanics of Solids, classificada como Qualis A3 pela Capes.
O estudo segue uma das vertentes da tese de doutorado em Matemática Aplicada do professor João Rogério e apresenta a aplicação do método de quadratura diferencial local (LDQM) na abordagem de descontinuidades do tipo forte na solução de um problema de Dirichlet governado pela equação de Poisson.
A pesquisa também emprega uma nova técnica no tratamento dessas descontinuidades, o que proporcionou ganhos significativos de acuracidade nos resultados. A metodologia desenvolvida contribui para o aprimoramento de simulações em diferentes áreas, como o escoamento de dois fluidos com viscosidades distintas e problemas eletrostáticos, a exemplo da simulação do potencial elétrico em meios heterogêneos com diferentes permissividades.
O trabalho é resultado de uma parceria acadêmica iniciada a partir do curso de extensão Dinâmica dos Fluidos Computacional, coordenado por João Rogério entre 2021 e 2022. A iniciativa possibilitou que alunos de graduação e o professor Wenden Charles conhecessem e aplicassem o método LDQM no âmbito do CCET.
Posteriormente, os docentes firmaram colaboração no projeto de pesquisa Descontinuidades com Método Livre de Malha (2021–2023), cuja produção científica culminou na publicação do artigo, reforçando a relevância da pesquisa desenvolvida na Ufac e sua inserção no cenário científico internacional.






