
Em mais um avanço importante para a saúde pública e para o atendimento especializado no Acre, a Fundação Hospitalar Governador Flaviano Melo (Fundhacre), de Rio Branco, foi habilitada, no dia 20 de dezembro, para oferecer residência em cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial. O reconhecimento confirma que o hospital atende aos critérios estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC) para a formação de especialistas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
“A presença de residentes, acompanhados por profissionais experientes, aumenta a capacidade técnica da equipe e a resolutividade dos casos de média e alta complexidade. Na prática, isso significa melhor triagem, diagnósticos mais precisos e mais condições de resolver casos complexos aqui na unidade, com segurança e acompanhamento adequado”, explica o coordenador do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) da Fundhacre, Luiz Felipe Castelo.
A cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial é a especialidade responsável pelo diagnóstico e tratamento de doenças, lesões e traumas que acometem a face, a boca, os maxilares e a região da cabeça e do pescoço. A área atua em casos como fraturas faciais, infecções graves, tumores, deformidades ósseas, extrações complexas e situações que exigem abordagem cirúrgica especializada, muitas vezes em ambiente hospitalar.
Para a presidente da Fundhacre, Sóron Steiner, a habilitação é uma melhoria estruturante para a instituição e para o estado: “A residência em cirurgia bucomaxilofacial é mais um passo para a Fundhacre se firmar como um hospital de ensino. É um investimento que vem para beneficiar a vida de muitas pessoas, porque qualifica o cuidado e eleva o acesso a um serviço altamente especializado no âmbito do SUS”.
Com a habilitação concluída, os próximos passos envolvem a organização do programa de residência, definição do número de vagas, estruturação do cronograma de atividades e publicação do edital de seleção. A previsão é que os residentes atuem nos serviços já existentes na Fundhacre, sempre sob supervisão de preceptores qualificados.
Via Secom






