Você foi um daqueles que exagerou na bebida nesta virada de 2025 para 2026? A reportagem do portal LeoDias traz dicas científicas de como melhorar o mal-estar e iniciar o ano novo da melhor forma. A ressaca é um processo natural que acontece por causa da desidratação devido ao excesso de álcool no sangue, com o trabalho do fígado e de várias enzimas para eliminar as toxinas presentes.
Que tal ajudar o corpo a funcionar como estava, sem os excessos? É importante o descanso, hidratação, café e boa alimentação. Confira as orientações:
Veja as fotosAbrir em tela cheia Homem com ressacaReprodução acfarma.com.br A atriz interpreta a escritora Kátia Klein no filme.Divulgação/(Des)controle Força-tarefa em SP fecha fábricas de bebidas falsificadas e prende dezenasFreepik
Voltar
Próximo
Leia Também
Carnaval
Angélica curte “ressaca de Carnaval” com Paolla Oliveira: “Eterna rainha”
Carnaval
Camila Pitanga revela seu segredo para combater ressaca: “Tomo muita água”
Famosos
Cauã Reymond enfrenta o frio e o mar ressacado e surfa na Barra da Tijuca
Famosos
Juliette revela que passou um ano sem sexo e bebida após ressaca moral: “Vergonha”
Após a fase de bebedeira, é necessário descansar para que o fígado volte a executar de forma adequada as suas funções. Nem pensar em beber mais, até porque a frase “apenas o álcool pode curar a ressaca” é um grande mito, a verdade é que é preciso repousar.
Durante a embriaguez, o corpo perde muita água, isso devido à diurese (eliminação da urina) que se intensifica durante a bebedeira. A importância da água, água de coco e outros líquidos essenciais neste momento são para realizar as funções vitais para cada um se sentir melhor.
Outro líquido que ajuda muito neste momento é o café. Duas xícaras dele preto e forte ao acordar são suficientes para trazer vários benefícios. Isso se deve à dilatação dos vasos sanguíneos promovida pelo líquido, facilitando a circulação do sangue e otimizando a eliminação das toxinas do álcool.
Agora sobre alimentação, é importante a ingestão de nutrientes, mesmo que não tenha vontade. Comer é necessário para otimizar o processo do álcool pelos órgãos. É bom preferir as frutas, devido à frutose, que dá mais energia e disposição. Além delas, opte por alimentos leves também.
E falando nisso… conte com a ajuda do sal, pois o sódio é perdido em excesso após a ingestão de álcool, sendo eliminado pela urina. Para resolver, invista em bebidas isotônicas que hidratam e equilibram os nutrientes fundamentais.
Uma maneira para que a ressaca aconteça com menos intensidade é intercalar o consumo de álcool com líquidos naturais como água, sucos, água de coco e se alimentar. O uso de analgésicos, como paracetamol ou dipirona, e antieméticos, medicações contra náuseas, também pode ajudar.






