Em um vídeo que já chegou a mais de 13 milhões de visualizações, o perfil no Instagram Geo Globe Tales, que tem mais de um milhão de seguidores e compartilha fatos sobre geografia de uma maneira didática e divertida, revelou que o primeiro país do mundo a receber um novo ano é o arquipélago de Quiribati.
Leia também
-
Bem-vindo a 2026! Confira imagens e vídeos do Réveillon pelo Brasil
-
Guinness World Records reconhece Rio como maior réveillon do planeta
-
DF: réveillon de fé e renovação na Praça dos Orixás
-
O Réveillon de Lula em Copacabana
Quiribati fica no Oceano Pacífico e é o país mais perto da Linha Internacional da Data (LID). O país tem cerca de 3.5 milhões de km² de área marítima, mas apenas 811 km² de área terrestre. Além de ser o primeiro lugar do mundo a celebrar a chegada do Ano-Novo, Quiribati é o único país a ocupar, simultaneamente, os quatro hemisférios.
Outra curiosidade que envolve o país é que ele já chegou a comemorar o réveillon duas vezes. Até o início da década de 1990, Quiribati era dividida ao meio pela LID, ou seja, algumas cidades tinham uma diferença de um dia entre si, o que causava dificuldades para a população. Em 1994, a linha foi alterada para que todas as ilhas e cidades do arquipélago vivessem no mesmo fuso.
Depois de Quiribati, o ano chega na Nova Zelândia e na Austrália. O último país a receber 2026 foi a Samoa Americana.






