2 janeiro 2026

Roubo na USP: ladrões invadem laboratório e fazem vigilantes reféns

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Quatro criminosos armados assaltaram um laboratório da Universidade de São Paulo (USP), na madrugada desta quinta-feira (1º/1), no Butantã, bairro na zona oeste da capital paulista. Dois vigilantes da instituição foram feitos reféns e obrigados a auxiliar os assaltantes no carregamento de materiais no veículo utilizado pelos criminosos.

De acordo com o boletim de ocorrência, o caso aconteceu por volta da meia-noite, na Avenida Professor Luciano Gualberto, no prédio G do Instituto de Energia e Ambiente da USP (IEE-USP). Os vigilantes realizavam rondas na unidade quando foram abordados por dois homens armados, próximo à guarita. Os criminosos obrigaram as vítimas a se sentarem na cozinha anexa à guarita, mantendo-os sob constante ameaça.

Em seguida, outros dois indivíduos chegaram ao local em uma van e conseguiram abrir uma porta de aço que dava acesso ao laboratório. Os autores roubaram oito bobinas de fios de cobre, 80 metros de cabos plásticos e os celulares dos vigilantes. Parte da área externa do laboratório estava sem energia elétrica desde cerca de 15h30, o que pode ter facilitado a ação.

Após o roubo, os criminosos levaram os vigilantes até um banheiro no segundo andar do prédio, amarrando e amordaçando as vítimas com fita adesiva antes de fugir em direção ignorada. As vítimas conseguiram se soltar e acionaram a Polícia Militar (PM).

Leia também

O caso foi registrado no 93º Distrito Policial (Ceasa), onde os vigilantes prestaram depoimento à autoridade policial.

O Metrópoles tentou contato com o Instituto de Energia e Ambiente da USP, mas, até o fechamento desta reportagem, não obteve retorno. O espaço segue aberto para manifestações.

- Publicidade -

Veja Mais