Vídeos que circulam nas redes sociais mostram aeronaves voando em baixa altitude durante as explosões registradas em Caracas, capital da Venezuela, na madrugada deste sábado (3). Diante dos episódios, o governo venezuelano afirmou que o país foi alvo de uma “agressão militar” promovida pelos Estados Unidos.
Em comunicado oficial, Caracas informou que os ataques não se limitaram à capital e também teriam ocorrido nos estados de Miranda, Aragua e La Guaira. Segundo o governo, a suposta ofensiva teria como objetivo assumir o controle de recursos estratégicos da Venezuela, especialmente as reservas de petróleo e minerais.
Ainda de acordo com a nota, todas as forças sociais e políticas do país foram convocadas a ativar planos de mobilização nacional em resposta à situação.
“O presidente Nicolás Maduro assinou e ordenou a implementação do decreto que declara o estado de Comoção Exterior em todo o território nacional, com o objetivo de proteger os direitos da população, garantir o pleno funcionamento das instituições republicanas e iniciar imediatamente a luta armada”, diz o comunicado. “O país deve se ativar para derrotar esta agressão imperialista.”







