A temporada de estreia de Lewis Hamilton pela Ferrari ficou aquém das expectativas criadas em torno do heptacampeão mundial. Os resultados abaixo do histórico do piloto em 2025 levantaram questionamentos sobre seu rendimento, mas, para Jock Clear, ex-engenheiro da escuderia italiana, o cenário tende a mudar a partir de 2026.
Em entrevista à “CasinoHawks”, Clear contextualizou o período de dificuldades enfrentado por Hamilton e apontou a complexidade da Fórmula 1 como fator determinante no processo de adaptação. Segundo ele, a troca de equipe, aliada a novos métodos de trabalho e equipamentos, representa um desafio significativo mesmo para pilotos consagrados.
Veja as fotosAbrir em tela cheia Reprodução/lewishamilton Lewis HamiltonReprodução/Instagram Lewis HamiltonReprodução/x: @ScuderiaFerrari
Voltar
Próximo
Leia Também
TV
Agora: Datena chega ao SBT e se reencontra com Comandante Hamilton
Famosos
Alane Dias comenta interação com Lewis Hamilton e nega rumores de affair
Famosos
Após curtir Réveillon em Trancoso, Lewis Hamilton vai ao Rio de Janeiro
Cultura
“F1: O Filme” voa nas bilheterias e vira o segundo melhor resultado de Brad Pitt
“É tranquilizador lembrar às pessoas o quão difícil é a F1. Se Lewis chegasse e simplesmente vencesse um oitavo campeonato, isso de certa forma humilharia ou menosprezaria o esporte. Isso não acontece da noite para o dia e, como eu disse à algumas pessoas no meio da temporada, eu sei que Lewis realmente teve um ano difícil lidando com o quão difícil foi o desafio”, afirmou Clear.
Apesar do desempenho distante da disputa por vitórias, o ex-engenheiro destacou que o momento não altera o potencial competitivo do britânico. Para ele, as manifestações públicas de frustração fazem parte do processo e estão ligadas à consciência que Hamilton tem do próprio nível de exigência.
“Acho que parte dessa frustração de Lewis é provavelmente porque ele sabe disso. Mas ele só precisa de tempo. Lewis não vai desistir só porque 2025 foi difícil. Ele previu que seria muito difícil. Hamilton voltará mais forte e duro, trabalhará no desenvolvimento e fará tudo o que puder para levar o projeto adiante”, concluiu.
Temporada abaixo do padrão histórico
Os números de 2025 confirmaram a fase de transição vivida por Hamilton. Foi a primeira vez na carreira que o piloto encerrou uma temporada da Fórmula 1 sem subir ao pódio. No campeonato de pilotos, terminou na sexta colocação, com 156 pontos, ficando 88 atrás do companheiro de equipe, Charles Leclerc.
O melhor resultado do britânico em corridas principais foi um quarto lugar, enquanto os piores momentos foram marcados por dois abandonos ao longo do calendário. No Mundial de Construtores, a Ferrari fechou o ano na quarta posição, resultado distante das metas traçadas no início do projeto.






