A médica Amanda Meirelles, campeã do “Big Brother Brasil 23”, publicou um vídeo nas redes sociais sobre o episódio de convulsão sofrido por Henri Castelli, que teve a primeira crise durante a Prova do Líder do “BBB26”, nesta quarta-feira (14/1). Além de comentar as possíveis causas, a profissional de saúde também fez um alerta sobre o que deve ser feito em situações como essa.
Para ajudar o público a entender o que é, de fato, uma convulsão, Amanda começou explicando de forma simples como o cérebro reage: “A convulsão é uma descarga elétrica excessiva e desorganizada dos nossos neurônios”, iniciou. “É como se o cérebro entrasse, por alguns minutos, em um curto circuito funcional. E é importante entender que nem toda a convulsão é igual”.
Veja as fotosAbrir em tela cheia Amanda Meirelles faz alerta após convulsão de Henri CastelliFoto/Instagram Henri Castelli durante a prova do líderReprodução / X Henri Castelli convulsiona durante prova do líderReprodução / X Henri Castelli no BBB26Reprodução / X Henri CastelliReprodução Instagram Henri Castelli Amanda Meirelles faz alerta após convulsão de Henri CastelliFoto/Instagram/Globo
Voltar
Próximo
Leia Também
Reality Show
Após convulsão no “BBB26”, Globo atualiza estado de Henri Castelli: “Consciente”
Saúde
Após sofrer convulsão no “BBB26”, Henri Castelli é levado ao hospital
Saúde
Caso Henri Castelli: saiba o que fazer e o que evitar ao presenciar uma crise convulsiva
A médica também ressaltou que os sintomas podem variar bastante de pessoa para pessoa: “Tem a generalizada que envolve todo o cérebro, que pode ter rigidez. E tem as focais, que envolve só uma parte e pode acontecer tipo uma área específica que pode causar olhar fixo, confusão, movimentos repetitivos, às vezes queda e aqueles tremores bem intensos“, afirmou a profissional.
Amanda também relacionou o caso de Castelli às condições enfrentadas durante a Prova do Líder: “Em provas de resistência, por mais que a pessoa pode ficar parado por horas ou com algum ali esforço físico ou frio intenso, o corpo já entra naturalmente no estresse”, a médica explicou que a convulsão pode ocorrer por falta de glicose; sódio baixo; a desidratação intensa; a hipotermia; privação de sono; estresse físico.
Por fim, a campeã do “BBB23” destacou que uma convulsão isolada pode acontecer mesmo em quem nunca teve problemas neurológicos. A médica aproveitou para orientar como agir nesses casos: afastar objetos perigosos, proteger a cabeça, não conter os movimentos, virar a cabeça para o lado somente se houver salivação excessiva e acionar os serviços de emergência.






