15 janeiro 2026

Pesquisa Quaest: 58% dos brasileiros temem que EUA repitam no Brasil operação feita na Venezuela

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img


Uma nova pesquisa do instituto Genial/Quaest, divulgada nesta quinta-feira (15), aponta que 58% dos brasileiros entrevistados têm medo de que os Estados Unidos repitam no Brasil uma ação militar semelhante à que levou à queda do presidente venezuelano Nicolás Maduro. Outros 40% afirmaram não temer uma investida do território norte-americano no Brasil, enquanto 2% não souberam ou não responderam à pergunta.

O levantamento foi realizado entre os dias 8 e 11 de janeiro e ouviu 2.004 brasileiros com 16 anos ou mais em 120 municípios, com margem de erro de dois pontos percentuais.

O estudo foi motivado pela repercussão da operação militar dos Estados Unidos realizada em 3 de janeiro de 2026 na Venezuela, que resultou na captura do ditador Nicolás Maduro e de sua esposa, Cilia Flores, por forças americanas para responderem por acusações de narcoterrorismo no país norte-americano.

Divisão de opiniões sobre a ação americana

Segundo a pesquisa:

  • 46% aprovam a operação militar dos EUA na Venezuela;

  • 39% desaprovam;

  • 15% não souberam ou não responderam.

Quando questionados sobre os motivos que teriam levado o presidente dos EUA, Donald Trump, a autorizar a operação:

  • 31% acreditam que foi para combater o narcotráfico;

  • 23% apontam como objetivo restaurar a democracia na Venezuela;

  • 21% acham que foi para controlar o petróleo venezuelano;

  • 4% citam a redução da influência chinesa na região.

Percepção sobre a neutralidade do Brasil

O levantamento também sondou como os brasileiros acham que o governo brasileiro deveria reagir às ações dos EUA:

  • 66% defendem que o Brasil mantenha postura neutra em relação à crise venezuelana;

  • 18% acreditam que o país deveria apoiar as medidas americanas;

  • 10% acham que o Brasil deveria se opor à ação;

  • Outros 6% não souberam ou não responderam.

Contexto internacional e reação brasileira

O episódio é parte de um cenário internacional tenso: após a incursão militar que depôs Maduro, diversos países — incluindo o Brasil — expressaram reações institucionais. O governo brasileiro, por meio de representantes oficiais, condenou a ação americana como uma violação da soberania venezuelana e um precedente perigoso para a paz na América do Sul, pedindo respeito ao direito internacional e à resolução pacífica de crises regionais.

Fonte: Genial/Quaest

- Publicidade -

Veja Mais