O Brasil está muito perto de alcançar a maior delegação de sua história nos Jogos Olímpicos de Inverno. A menos de um mês para a abertura de Milão-Cortina 2026, o país já soma 10 vagas confirmadas e aparece com até 19 atletas em posição de classificação, número que pode superar o recorde atual de 13 brasileiros em Sochi, em 2014.
A competição será realizada entre os dias 6 e 22 de fevereiro de 2026, na Itália, e pode marcar não apenas o maior número de representantes brasileiros em esportes de inverno, mas também a busca inédita por uma primeira medalha olímpica nessa categoria.
Veja as fotosAbrir em tela cheia Nicole SilveiraReprodução/@nicole__silveira Nicole SilveiraReprodução/@nicole__silveira Lucas Pinheiro BraathenReprodução/@pinheiiiroo Lucas Pinheiro BraathenReprodução/@pinheiiiroo
Voltar
Próximo
Leia Também
Olimpíadas 2024
Paris 2024: Entenda por que as sedes dos jogos mudam de quatro em quatro anos
Esportes
COI divulga calendário preliminar dos Jogos Olímpicos 2028 a três anos de LA 2028
Esportes
Surfe em Los Angeles 2028 será disputado em Trestles, berço de títulos brasileiros
Vagas garantidas
Até o momento, o Brasil assegurou presença em quatro modalidades diferentes.
Esqui Alpino: duas vagas. Uma delas é de Lucas Pinheiro Braathen, principal nome do país, que compete regularmente na Copa do Mundo e ainda pode ajudar o Brasil a conquistar vagas extras no masculino. A atleta do feminino ainda não foi anunciada.
Esqui Cross-Country: três vagas confirmadas, uma no masculino e duas no feminino. Os nomes dos atletas ainda serão definidos.
Skeleton: Nicole Silveira garantiu sua vaga nesta semana e disputará sua segunda Olimpíada de Inverno, sendo a única representante brasileira na modalidade.
Bobsled: o Brasil já tem quatro vagas asseguradas, com Edson Bindilatti como piloto. Outros três atletas que completarão a equipe ainda serão anunciados.
Onde o Brasil tem chances
Além das vagas já confirmadas, o país mantém chances reais de ampliar a delegação em outras modalidades.
Bobsled: o Brasil pode classificar até duas equipes completas, o que representaria até oito atletas apenas no esporte de trenó.
Biatlo e Snowboard: o país aparece atualmente dentro da zona de classificação.
O prazo final para definição das vagas termina neste domingo (18/1), quando se encerra oficialmente o período de qualificação para Milão-Cortina 2026.
Entenda as modalidades em que o Brasil compete
Para quem não está acostumado com esportes de inverno, veja de forma simples como funcionam as principais modalidades brasileiras nos Jogos.
Bobsled: equipes de duas ou quatro pessoas descem uma pista de gelo dentro de um trenó, em alta velocidade. Vence quem completar o percurso no menor tempo.
Esqui Alpino: disputado em pistas íngremes, os atletas descem em alta velocidade passando obrigatoriamente entre estacas.
Esqui Cross-Country: lembra uma corrida de longa distância com esquis. O percurso é feito em terrenos planos ou ondulados, e vence quem completar primeiro.
Skeleton: o atleta desce sozinho em um pequeno trenó, deitado de barriga para baixo e com a cabeça à frente. O somatório dos tempos define o vencedor.






