Atenção: a matéria a seguir contêm informações sensíveis relacionadas a problemas de saúde mental e suicídio. Caso esteja procurando ajuda, ligue para o Centro de Valorização da Vida (CVV) pelo telefone 188.
A morte do youtuber PC Siqueira, ocorrida em 27 de dezembro de 2023, voltou a ser pauta na Justiça paulista e gerou muitas especulações. O caso, inicialmente tratado pela polícia como suicídio, teve sua investigação reaberta após determinação judicial nos últimos dias.
Segundo as informações do G1, a decisão atende a um pedido da família do influenciador e do Ministério Público de São Paulo (MP-SP), que contestam a conclusão dos laudos iniciais. Embora a perícia da época tenha apontado “asfixia mecânica por enforcamento”, familiares e amigos de PC nunca aceitaram totalmente essa versão.
Veja as fotosAbrir em tela cheia Instagram Instagram Reprodução
Voltar
Próximo
Leia Também
Notícias
Polícia investiga possível envolvimento de ex-namorada em morte de PC Siqueira
Famosos
Ex-namorada de PC Siqueira tentou salvar a vida do youtuber
Famosos
Quem foi PC Siqueira, youtuber encontrado morto em seu apartamento aos 37 anos
Famosos
Tia revela luta de PC Siqueira contra depressão e lembra último encontro dele com a família
A defesa da família alega que existem lacunas nas perícias realizadas e conseguiu convencer o Ministério Público da necessidade de novas diligências. “O Ministério Público compreendeu as nossas alegações, juntamente com os depoimentos de outras testemunhas, amigos do PC que ajudaram na elucidação dos fatos”, explicou o advogado Geraldo Bezerra da Silva Filho.
Segundo a defesa, duas ações são cruciais nesta nova fase: uma perícia complementar e a reconstituição simulada dos fatos. Com a reabertura, a polícia não deve focar apenas na tese de suicídio, já que a investigação agora abrange outras possibilidades previstas no Código Penal.
Caio Muniz, outro advogado que representa a família, detalhou que o trabalho segue por três caminhos distintos:
Suicídio: O ato contra a própria vida (tese inicial);
Instigação ao suicídio: Quando alguém induz ou auxilia a vítima;
Homicídio simulado: A possibilidade de um assassinato mascarado para parecer suicídio.
“A hipótese de suicídio é contestável. Pode ter acontecido, sim, mas pode ter acontecido outra coisa”, pontuou Muniz.
Reconstituição e testemunhas
A reconstituição do caso já tem local definido: o apartamento onde PC morava, em Santo Amaro, na zona sul de São Paulo. Foram intimados para participar da dinâmica uma vizinha, o síndico do prédio e a ex-namorada do youtuber, que estava presente no imóvel no momento da morte.
Nesse primeiro momento, a ex-companheira do influenciador optou por não se pronunciar sobre a decisão da Justiça. Até o momento, não há suspeitos formalmente identificados, e o inquérito segue em andamento para esclarecer o que realmente aconteceu naquela noite de dezembro.






