
O filme brasileiro O Agente Secreto, dirigido por Kleber Mendonça Filho e estrelado por Wagner Moura, conquistou quatro indicações ao Oscar 2026 e igualou o recorde histórico de Cidade de Deus, que obteve o mesmo número de nomeações em 2004. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (22) pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.
O longa concorre nas categorias de Melhor Direção de Elenco, Melhor Filme Internacional, Melhor Ator (Wagner Moura) e Melhor Filme. A cerimônia do Oscar está marcada para o dia 15 de março, em Los Angeles, nos Estados Unidos, e terá novamente o comediante Conan O’Brien como apresentador.
Além do destaque para O Agente Secreto, o Brasil também aparece na disputa de Melhor Fotografia, com Adolpho Veloso, indicado pelo trabalho no filme Sonhos de Trem.
Entre os filmes com mais indicações nesta edição estão Pecadores (16), Uma Batalha Após a Outra (13), Frankenstein, Marty Supreme e Valor Sentimental (9 cada), além de Hamnet (8).
Sobre o filme
Ambientado no Recife de 1977, em plena ditadura militar, O Agente Secreto acompanha Marcelo, personagem vivido por Wagner Moura, um professor que deixa São Paulo após receber ameaças e tenta reencontrar o filho na capital pernambucana. O filme mistura suspense político e drama familiar, usando o carnaval e a paisagem urbana como pano de fundo para uma narrativa marcada por vigilância, paranoia e medo.
O longa já vinha se destacando na temporada de premiações. Em janeiro, recebeu três indicações históricas ao Globo de Ouro 2026, incluindo Melhor Filme de Drama, Melhor Filme de Língua Não Inglesa e Melhor Ator de Drama, também para Wagner Moura, além de ter passado por festivais internacionais como Cannes.
Comparação histórica
No Oscar de 2004, Cidade de Deus foi indicado em quatro categorias — direção, roteiro adaptado, montagem e fotografia —, feito que agora volta a ser alcançado por um filme brasileiro. Na edição passada do Oscar, o Brasil conquistou sua primeira estatueta com Ainda Estou Aqui, vencedor de Melhor Filme Internacional.
Com as quatro indicações, O Agente Secreto consolida-se como um dos maiores destaques do cinema brasileiro na história da premiação.






