O Red Bull Bragantino divulgou, nesta terça-feira (22/1), uma nota oficial informando que o lateral-esquerdo Vanderlan foi submetido a um procedimento neurocirúrgico para tratamento de uma Malformação Arteriovenosa (MAV) cerebral. A cirurgia foi realizada no Hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo.
De acordo com o comunicado, o quadro clínico do jogador começou a ser investigado no fim do ano passado, quando ele apresentou um processo infeccioso associado a episódios de cefaleia. Durante os exames realizados para apuração do caso, foi identificada uma alteração em exame de imagem, o que levou à necessidade de avaliações mais aprofundadas.
Veja as fotosAbrir em tela cheia VanderlanReprodução/Instagram @vansilva02 VanderlanReprodução/Instagram @vansilva02
Voltar
Próximo
Leia Também
Esportes
Após quase ter morte constatada, jogador do Bragantino é transferido de hospital
Esportes
Atleta do Bragantino aparece na janela do hospital após quase “morte cerebral”
Esportes
Após internação por arritmia, Tite recebe alta e tranquiliza fãs: “Estou legal”
Esportes
Atacante do Fluminense utiliza absorvente interno para estancar sangue no nariz
Segundo a nota, após o encaminhamento para acompanhamento especializado, novos exames foram solicitados para definição do diagnóstico: “No final do ano passado, o atleta apresentou um quadro infeccioso acompanhado de sintoma de cefaleia e durante a investigação desse quadro, em um dos exames de imagem realizados, foi identificada uma alteração que necessitou de investigações mais detalhadas.”
Com a realização de avaliações complementares e consultas com diferentes especialistas, foi confirmado o diagnóstico de Malformação Arteriovenosa Cerebral. Diante do cenário clínico apresentado, a indicação médica foi pela realização de cirurgia.
“Após as avaliações com vários especialistas, e exames complementares, foi diagnosticada a Malformação Arteriovenosa Cerebral. Diante desse cenário, em consultas e conversas com especialistas neurocirurgiões, foi indicado o procedimento cirúrgico para correção e cura da Malformação Arteriovenosa Cerebral”, diz a nota.
Ainda conforme o clube, a decisão pelo procedimento foi tomada de forma conjunta entre atleta, familiares e equipe médica. A cirurgia foi conduzida pelo neurocirurgião Feres Chaddad, citado no comunicado como referência no tratamento de MAV na América Latina: “Clube, atleta e familiares optaram pela realização da cirurgia, que foi realizada nesta terça pelo Dr. Feres Chaddad, referência em MAV na América Latina.”
O Bragantino informou que o procedimento ocorreu sem intercorrências e que o atleta apresenta boa evolução clínica: “O procedimento foi bem sucedido. Vanderlan passa bem e inicia em breve o período de recuperação, para retorno à prática esportiva nos próximos meses.”
Ao final da nota, o clube manifestou apoio ao jogador durante o período de recuperação. “O clube manifesta todo o apoio ao atleta neste momento e deseja uma recuperação completa e segura, para que ele possa retornar aos gramados em breve”, conclui.
Entenda o que é a Malformação Arteriovenosa (MAV)
A Malformação Arteriovenosa Cerebral, conhecida como MAV, é uma alteração congênita dos vasos sanguíneos do cérebro, presente desde o nascimento. Nessa condição, artérias se conectam diretamente às veias, sem a passagem pelos capilares, responsáveis por regular a pressão do fluxo sanguíneo.
Essa ligação direta faz com que o sangue circule em alta velocidade e sob maior pressão, o que pode enfraquecer os vasos ao longo do tempo e aumentar o risco de sangramentos cerebrais. A MAV é considerada uma doença rara e de tratamento complexo.
As opções terapêuticas variam conforme características individuais, como idade, sintomas, tamanho e localização da malformação, além da existência ou não de episódios prévios de sangramento. O tratamento pode envolver apenas acompanhamento médico ou intervenções como cirurgia, embolização endovascular ou radiocirurgia, muitas vezes combinadas, sempre definidas por equipes altamente especializadas em centros de referência.






