O Brasil apresentou à Fifa o pedido para sediar o Mundial de Clubes de 2029. A solicitação foi feita durante uma reunião realizada na manhã desta segunda-feira (26/1), em Brasília, com a presença do presidente da Fifa, Gianni Infantino, do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do técnico Carlo Ancelotti, além de dirigentes da Confederação Brasileira de Futebol.
De acordo com apuração da ESPN, o encontro contou com a participação de Gustavo Dias Henrique, vice-presidente da CBF, e de Samir Xaud, presidente da entidade. A articulação para a reunião foi conduzida por Gustavo, que organizou a agenda institucional envolvendo representantes do futebol brasileiro e da Fifa.
Veja as fotosAbrir em tela cheia Lula e InfantinoReprodução Samir Xaud e Gianni Infantino anunciam novo torneio de seleções femininas no BrasilReprodução/FIFA Mundial de Clubes terá cobertura especial da Globo / Reprodução
Voltar
Próximo
Leia Também
Esportes
“Amistoso de verão”: presidente da LaLiga critica Mundial e pede fim da competição
Esportes
“América do Flu”: presidente da Conmebol declara apoio ao Fluminense no Mundial
Esportes
“Entregador de coletes”: ex-jogador dispara contra Oswaldo de Oliveira e técnico rebate
Esportes
“Hoje é difícil imaginar o Brasil campeão da Copa”, diz Ronaldo sobre Seleção
Além da manifestação formal de interesse em receber o Mundial de Clubes, o encontro também tratou de pautas relacionadas à Copa do Mundo Feminina de 2027, que será disputada no Brasil. Ainda houve alinhamento entre as partes sobre temas logísticos e institucionais ligados à organização do torneio.
A agenda de Infantino no país teve início no fim de semana. No sábado (24/1), o dirigente participou de um jantar com lideranças da CBF. No domingo (25/1), esteve presente em um evento voltado ao futebol feminino e acompanhou o clássico entre Fluminense e Flamengo, válido pelo Campeonato Carioca, que terminou com vitória tricolor por 2 a 1.
Nos bastidores, a CBF trabalha há meses para viabilizar a candidatura brasileira ao Mundial de Clubes de 2029. Em junho do ano passado, Samir Xaud esteve ao lado de Infantino durante a partida entre Flamengo e LAFC, pela fase de grupos da competição, nos Estados Unidos, quando o tema foi abordado publicamente.
Na ocasião, o dirigente confirmou o diálogo com o presidente da Fifa. “É um assunto que conversei com o presidente Infantino. Vejo com bons olhos, até porque o futebol brasileiro está mostrando seu potencial nesse Mundial”, afirmou. Em seguida, projetou a continuidade das tratativas: “Acredito que essa conversa ainda vai se estender um pouquinho, mas se Deus quiser o Brasil vai ser sede do Mundial de 2029”.
Xaud também comentou a reação de Infantino à proposta brasileira. “Positiva (reação do Infantino após Brasil se oferecer para ser sede). O Infantino é uma pessoa que gosta muito do futebol brasileiro. Ele sorriu, ficou feliz pela CBF ter colocado o Brasil à disposição para a realização do campeonato”, disse. Segundo ele, o diálogo segue em construção: “Então acredito que esse diálogo e essa costura vão acontecer e se Deus quiser a gente vai trazer o Mundial para o Brasil”.
Ao falar sobre as chances do país receber o torneio, o presidente da CBF demonstrou otimismo, mas ressaltou a necessidade de avaliação. “Muito próximo (Brasil receber o Mundial). Mas precisa sentar e colocar os prós e os contras”, declarou. Na sequência, reforçou o posicionamento da entidade: “Mas se depender da CBF e do presidente da CBF, nós vamos trazer esse Mundial para o Brasil”.
Para a edição de 2029, o Flamengo é, até o momento, o único clube brasileiro com vaga assegurada no Mundial de Clubes, garantida pela conquista da Conmebol Libertadores de 2025.






