28 janeiro 2026

Gaby Amarantos e Wagner Moura são destaques do Prêmio APCA 2025; veja lista completa

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA) anunciou os vencedores de 2025 da premiação. Entre os principais destaques estão “O Agente Secreto”, eleito Melhor Filme, Wagner Moura, como Melhor Ator, e Gaby Amarantos, que levou o prêmio de Disco do Ano na Música Popular com “Rock Doido”.

A premiação contempla produções e profissionais que se destacaram ao longo do ano em 11 áreas: Arquitetura, Artes Visuais, Cinema, Dança, Literatura, Música Erudita, Música Popular, Rádio, Teatro, Teatro Infanto-Juvenil e Televisão. A 70ª cerimônia de entrega dos troféus está prevista para maio, no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo, em parceria com a Associação Paulista Amigos da Arte e a Secretaria de Estado da Cultura.

Veja as fotosAbrir em tela cheia Gaby AmarantosCrédito: Lethicia Galo Wagner MouraCrédito: Reprodução Luedji LunaCrédito: Reprodução Ney MatogrossoReprodução: YouTube/TV Brasil AjuliacostaCrédito: Reprodução

Voltar
Próximo

Leia Também

Música
“O Pará não está na moda do nada”, diz Gaby Amarantos sobre parceria com Zaynara

Música
“Rock Doido Tour 2026” chega a São Paulo com show de Gaby Amarantos na Audio

Famosos
Após perder 35 quilos, Gaby Amarantos aparece na SPFW e afirma: “Estou muito feliz”

Famosos
Casamento de Gaby Amarantos chega ao fim e ex-marido engata namoro com modelo indígena

No Cinema, além do reconhecimento para “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho, o prêmio de Melhor Direção ficou com Erico Rassi, por “Oeste Outra Vez”. O roteiro de “A Natureza das Coisas Invisíveis”, assinado por Rafaela Camelo, também foi premiado. Shirley Cruz venceu como Melhor Atriz por “A Melhor Mãe do Mundo”, enquanto “A Queda do Céu”, de Eryk Rocha e Gabriela Carneiro da Cunha, foi eleito Melhor Documentário. A atriz Tânia Maria recebeu o Prêmio Especial do Júri por sua atuação em “O Agente Secreto”.

Em Música Popular, Ney Matogrosso conquistou o Grande Prêmio da Crítica. Além do reconhecimento a Gaby Amarantos, Luedji Luna foi eleita Artista do Ano e Ajulliacosta, Artista Revelação. O show “Big Buraco”, de Jadsa, foi escolhido como o melhor do ano, enquanto a música “Zelite”, de Douglas Germano, levou o prêmio de Música do Ano.

Na área de Arquitetura, o escritório Teuba Arquitetura foi homenageado pela trajetória, e o Memorial de Brumadinho, projeto de Gustavo Penna, venceu como Obra de Arquitetura no Brasil. Em São Paulo, o Sesc Franca, assinado por SIAA e Apiacás, foi o destaque.

Em Artes Visuais, a exposição internacional “Andy Warhol Pop Art”, na FAAP, e a mostra “Fullgás – Artes Visuais e Anos 1980 no Brasil”, no CCBB, foram as vencedoras nas categorias principais. Raquel Arnaud foi eleita Personalidade do Ano, enquanto Regina Silveira recebeu o prêmio pelo Conjunto da Obra.

A categoria Dança premiou o espetáculo Ato, da Cia Fragmento de Dança, e reconheceu o Grupo Corpo com um prêmio especial pelos 50 anos de trajetória. Já em Literatura, o romance “Corsária”, de Marilene Felinto, foi eleito o melhor do ano, ao lado de obras premiadas em poesia, contos, ensaio, tradução, reportagem/biografia e literatura infantojuvenil.

Em Música Erudita, a ópera Porgy and Bess, apresentada no Teatro Municipal de São Paulo, foi o grande destaque, assim como concertos da Osesp e projetos especiais como o Festival Ilumina.

Na categoria Rádio, a Web Rádio ONCB recebeu o Grande Prêmio da Crítica por sua atuação voltada à inclusão e acessibilidade. O podcast Não Inviabilize, de Déia Freitas, também foi reconhecido.

No Teatro, Silvia Gomez venceu em Dramaturgia por “Lady Tempestade”, enquanto Marcelo Medici e Paula Cohen foram premiados como Melhor Ator e Melhor Atriz, respectivamente. O Teatro Infanto-Juvenil destacou produções como “Marie e a Descoberta Luminosa” e “O Menino Maluquinho”.

Já em Televisão, a novela “Guerreiros do Sol”, do Globoplay, foi eleita a melhor do ano. Irandhir Santos e Suely Franco venceram nas categorias de atuação, e Lima Duarte recebeu o Troféu Especial em homenagem aos 75 anos da TV brasileira.

- Publicidade -

Veja Mais