
O senador Sérgio Petecão (PSD-AC), juntamente com o prefeito de Assis Brasil, Jerry Correia, participou nesta quarta-feira (4), de uma importante reunião em Brasília com o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias. O encontro teve como pauta central o fortalecimento das políticas públicas voltadas ao acolhimento de imigrantes nos municípios acreanos que fazem fronteira internacional, especialmente venezuelanos.
O ministro Wellington Dias garantiu a liberação de recursos federais, com pagamento previsto já para a próxima semana, destinados a três municípios diretamente impactados pelo fluxo migratório. Assis Brasil deverá receber pouco mais de R$ 1 milhão, Rio Branco cerca de R$ 2 milhões e Epitaciolândia também será contemplada com aporte financeiro. Os recursos visam reforçar a estrutura de atendimento e acolhimento dessas cidades.
A reunião foi articulada pelo senador, que vem demonstrando preocupação constante com a pauta migratória no Acre. Ao lado do prefeito Jerry, o parlamentar buscou sensibilizar o governo federal sobre a necessidade de maior atenção e apoio aos municípios de Assis Brasil, Epitaciolândia e Rio Branco, que funcionam como porta de entrada e corredor migratório no estado.

“Quero agradecer ao ministro Wellington Dias e ao governo federal por esse olhar sensível com o Acre. Esses recursos chegam em boa hora e vão ajudar diretamente os municípios que estão na linha de frente, acolhendo famílias que chegam ao nosso país em busca de dignidade. É um apoio fundamental para Assis Brasil, Epitaciolândia e Rio Branco”, destacou Petecão.
O ministro Wellington Dias detalhou os planos da pasta e as ações do governo federal voltadas tanto para a política migratória quanto para o combate à pobreza e o fortalecimento da economia local. Segundo ele, a atuação integrada é fundamental para garantir desenvolvimento e inclusão social.
“Tratamos sobre como apoiar o fortalecimento da política migratória e, ao mesmo tempo, garantir ações para a superação da pobreza. Falamos de apoiar a produção agropecuária, a pesca, a fruticultura e os pequenos negócios nas cidades, como salões de beleza e mercadinhos, para garantir o crescimento dos municípios”, afirmou o ministro.
O prefeito Jerry ressaltou a importância da reunião e agradeceu o apoio do senador Petecão na articulação do encontro. Ele destacou que o município enfrenta desafios significativos por estar localizado na fronteira e por receber grande parte dos imigrantes que entram no país pelo Acre.

“O Brasil recebe com dignidade quem entra no nosso país, e Assis Brasil é a porta de entrada. O Acre é o corredor. Fico muito feliz em ver nossas demandas sendo ouvidas e em conhecer programas que impactam diretamente as comunidades indígenas. Em Assis Brasil, cerca de 20% da população é indígena, e vamos buscar acessar esses programas para melhorar a qualidade de vida do nosso povo”, afirmou o prefeito.






