
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (Ifac), por meio do Campus Tarauacá, abriu inscrições para o preenchimento de vagas destinadas a alunos especiais em componentes curriculares isolados do Curso de Especialização em Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPCT). O ingresso está previsto para o primeiro semestre letivo de 2026.
As inscrições são presenciais e ocorrem nos dias 4 e 5 de fevereiro de 2026, ou até o preenchimento total das vagas disponíveis. O atendimento será realizado no campus Tarauacá, das 8h às 12h e das 14h às 17h, conforme o Edital nº 01/2026/DIRGE-CTA/Ifac, publicado no dia 3 de fevereiro.
Ao todo, estão sendo ofertadas 25 vagas, distribuídas em cinco disciplinas, com cinco vagas para cada componente curricular. As disciplinas disponíveis são: Didática e Avaliação na EPCT; Políticas Públicas e Currículo em EPCT; Direito Educacional e Legislação da EPCT; EJA, Diversidade e Educação Inclusiva na EPCT; e Pesquisa, Extensão, Empreendedorismo e Inovação na EPCT. A carga horária e o período de oferta constam no Quadro I do edital.
Podem se candidatar pessoas com diploma de graduação em qualquer área, emitido por instituição reconhecida, validada ou revalidada pelo Ministério da Educação. A comprovação da titulação deverá ser apresentada no ato da matrícula, juntamente com carta de intenção, conforme previsto no edital. Para candidatos indígenas, é permitida a substituição da carta pela apresentação de memorial.
Outro requisito é possuir currículo cadastrado na Plataforma Lattes do CNPq, atualizado nos últimos 90 dias. Candidatos indígenas aprovados que não possuam currículo Lattes terão prazo de até 70 dias após a matrícula para realizar o cadastro.
Cada aluno especial poderá cursar até quatro disciplinas ao longo da oferta do curso. Caso venha a ingressar posteriormente como aluno regular da especialização, será possível solicitar o aproveitamento das disciplinas cursadas, mediante análise e deliberação do colegiado do curso.
O preenchimento das vagas ocorrerá por ordem de chegada, desde que toda a documentação exigida seja apresentada no momento da matrícula. A ordem será controlada por meio de lista de presença organizada pela Coordenação do Registro Escolar do campus Tarauacá.






