
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) recebeu um importante reforço em seu efetivo na tarde desta segunda-feira, 9, com a posse de 67 novos servidores aprovados no concurso público da autarquia, que serão lotados em Rio Branco e em outros nove municípios onde o órgão mantém representações. A cerimônia contou com a presença do governador Gladson Camelí, na capital, e foi transmitida aos empossados em Cruzeiro do Sul.
A incorporação dos novos servidores representa um avanço significativo para a gestão pública estadual, contribuindo diretamente para o aumento da eficiência e da produtividade do órgão. A medida também gera impactos positivos na economia do Estado, ao promover a valorização do serviço público e a geração de empregos. Ao todo, foram 91 convocados para a posse.
O governador Gladson Camelí destacou, durante a cerimônia de posse, que é gratificante participar da nomeação de servidores aprovados em concurso realizado durante sua gestão e reafirmou o empenho de ampliar, cada vez mais, a nomeação de novos servidores.
“Com concursos, damos oportunidades e conseguimos reforçar a estrutura governamental para que possamos diminuir as diferenças. Precisamos, cada vez mais, melhorar o atendimento ao público. O Estado de Direito precisa estar mais próximo das pessoas. Espero que todos os novos servidores valorizem essa oportunidade”, declarou.
Além disso, o chefe do Executivo frisou que a valorização do servidor público é uma de suas principais bandeiras, ressaltando que garantir estabilidade financeira aos acreanos aprovados em concursos públicos representa um compromisso com a dignidade de muitas famílias.
“Quero agradecer ao eficiente trabalho da presidente Taynara e de toda a sua equipe. Considero que a sua gestão à frente dessa autarquia foi coroada de sucesso exatamente por essa visão social que aproximou o Detran daqueles que precisam de uma atenção especial do poder público”, agradeceu Camelí.

O fortalecimento no quadro funcional permitirá a melhoria da qualidade dos serviços prestados à população, ao mesmo tempo em que oferece aos novos servidores oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional, garantindo uma administração mais qualificada e comprometida com os cidadãos.
Segundo a presidente do Detran, Taynara Martins, o momento simboliza muito mais do que a posse de um cargo. Trata-se da chegada de novos profissionais que irão contribuir diretamente para melhorar a vida dos acreanos, seguindo o lema do governo do Estado.
“É um momento histórico. Fazia quase 16 anos que o Detran não realizava um concurso, e agora estamos dando posse a esses novos servidores, o que, com certeza, representa uma conquista muito importante na vida deles, a realização de sonhos. É também um ganho para a sociedade, que passará a contar com profissionais mais qualificados e treinados, capazes de atender a população com mais eficiência”, enfatizou Taynara.

As vagas estão distribuídas entre os cargos de examinador de trânsito, analista de trânsito, agente da autoridade de trânsito, engenheiro civil, pedagogo, contador, analista de sistemas e assistente de trânsito, contemplando diferentes áreas técnicas e administrativas do órgão.
Realização de um sonho
Para muitos, ser aprovado em um concurso público é apenas um sonho. Para Jirgleyane Oliveira, o que parecia distante tornou-se realidade. Empossada como assistente de trânsito do Detran, a jovem, emocionada, falou sobre o significado desse momento marcante em sua trajetória.
“É um sentimento profundo, pois nos dedicamos durante muito tempo, e ver tudo isso se tornando realidade hoje é até indescritível. Estudei por três anos e este foi o primeiro concurso em que fui aprovada. Isso significa mais estabilidade para as pessoas e também uma melhora no serviço público”, contou.
O governador Gladson Camelí e a vice-governadora Mailza Assis têm se empenhado para que histórias como a de Jirgleyane se tornem cada vez mais frequentes. Dessa forma, o Estado cumpre seu papel de promover o bem-estar da população acreana, assegurando mais qualidade de vida e fortalecendo a segurança no trânsito.
Com um ano de dedicação aos estudos, Dhemerson Amaral conquistou a aprovação no concurso do Departamento Estadual de Trânsito. Aos 29 anos, o recém-empossado destacou que essa nova etapa de sua vida carrega o propósito de proporcionar melhores condições de vida à sua família.
“Todo concurseiro um dia já esperou por essa posse. E, para mim, ela significa a concretização de um sonho, viver aquilo que um dia parecia distante. Hoje é um dia muito especial e marca uma nova fase da vida, podendo proporcionar para mim e para minha família mais qualidade de vida”, pontuou Amaral.






