11 fevereiro 2026

Rafa Brites revela diagnóstico de lipedema: “Vivo com roxos que eu não sei da onde é”

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Rafa Brites usou uma rede social na última segunda-feira (10/2) para compartilhar que foi diagnosticada com lipedema, doença crônica e progressiva que consiste no acúmulo anormal e desproporcional de gordura, principalmente nas pernas, coxas, braços, poupando pés e mãos. Apenas mulheres têm este problema. A apresentadora deu os detalhes de como descobriu e mostrou a região afetada, as pernas.

Ela contou que foi ao médico e soube do lipedema: “Eu sou magra. Cheguei lá e ele [médico especialista] falou assim: ‘Olha, Rafa, várias pessoas chegam aqui no meu consultório acima de um peso que seria o ideal para a saúde delas e acham que têm o lipedema, porque estão com as pernas maiores, com retenção, com tal… Mas elas estão acima do peso; se elas chegassem no peso ideal para a saúde delas, elas não teriam. Só que você, mesmo magrinha, tem o diagnóstico de lipedema’”.

Veja as fotosAbrir em tela cheia Rafa Brites mostrando lipedemaReprodução Instagram Rafa Brites/ montagem Rafa BritesPortal LeoDias Rafa BritesFoto: Reprodução/Instagram @rafabrites

Voltar
Próximo

Leia Também

TV
“Um salário na Globo é um story meu”, revela Rafa Brites, ex-repórter do Mais Você

Flávio Ricco
“Vale Tudo” é meio que um vale-tudo na vida das novelas da Globo

Flávio Ricco
A chegada do SBT News em tudo deve ser comemorada e reconhecida

Flávio Ricco
Acredite se quiser: a “Sessão da Tarde” deu um jeito na grade da Globo

Em seguida, exibiu algumas marcações nas pernas: “Aí eu vou mostrar para vocês coisas que acontecem que a gente não percebe, porque não é só uma questão visual estética. Por exemplo: vou mostrar… por exemplo, eu estou com umas marcas aqui que eu não sei do que é, porque eu estou de bermuda faz tempo, que talvez ainda sejam marcas do lençol. Ó, são 13h e pouco da tarde, já joguei tênis, eu acordo toda marcada”.

A famosa explicou que aparecem roxos na perna dos quais não sabe a origem. “Agora eu estou com uma bermuda super solta, ó, não é um short apertado, ela só está encostando. Olha aqui, vocês veem que a marca fica? Ó, é só de encostar aqui, ó. Entendeu? Não é que está, vamos dizer, agarrando aqui, não, não está agarrando, ela só está encostada. Ó, ó, ó…”

Também relatou dores e sensação de perna pesada. “E um exemplo: ‘Ah, mas é retenção’. Mas se você for pensar, ó, aqui… esse sutiã, esse top, está muito mais apertado que esse bermudão aqui que eu estou. Olha aqui, mas se eu puxar, não está marcado. O relógio está aqui, apertado. Se eu puxo o relógio para cima, não tem a marca do relógio, entendeu? Marcada”.

“Não é uma questão que eu estou com o corpo inteiro com retenção de líquido, não. É ali na perna, onde dói, onde tem os carocinhos, onde quando eu faço massagem, por exemplo, vai aliviando, mas dói. Quando pega, quando encosta, quando aperta, dói a minha perna”, continuou.

No fim do vídeo, Rafa contou que a dieta faz parte do tratamento contra o lipedema, como cortar o glúten, mas ainda não adotou. “Mas uma hora eu vou tomar tento e melhorar isso”, encerrou.

- Publicidade -

Veja Mais