Os desfile do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro deste ano começou com polêmica. Isso porque a Acadêmicos de Niterói, a primeira escola a desfilar, teve como enredo a história do presidente Lula. A ação gerou repercussão entre internautas na web, além de críticas de políticos como Nikolas Ferreira e Flávio Bolsonaro. A agremiação teve ainda artistas como Dira Paes, Paulo Vieira, Juliana Didone e Chico Dias na Avenida.
O deputado federal (PL-MG) Nikolas Ferreira usou as redes sociais para se manifestar sobre o desfile e apontou que a repercussão política seria distinta se antecedessem as últimas eleições presidenciais: “Se esse desfile fosse em 2022: Bolsonaro estaria preso, busca e apreensão no PL, apreensão no barracão da escola, apreensão dos carros alegóricos e o inegibilidade vitalícia.”
Veja as fotosAbrir em tela cheia A escola foi campeã da Série Ouro em 2025 com o tema “Vixe Maria”, celebrando as festas juninas brasileirasReprodução: Instagram/Acadêmicos de Niterói Reprodução Instagram / Foto: Ricardo Stuckert / Divulgação Vida de Luiz Inácio Lula da Silva será tema da escola de samba Acadêmicos de Niterói, no RioReprodução: Instagram/Ricardo Stuckert/Montagem Musa da Acadêmicos de NiteróiPortal LeoDias Reprodução
Voltar
Próximo
Leia Também
Rio de Janeiro
Antes de desfile, musa e integrantes da comissão de frente de escola quase saem na mão no Rio
Rio de Janeiro
Musa da Acadêmicos de Niterói explica briga com integrantes da escola: “Me desmoralizou”
Rio de Janeiro
Musa da Acadêmicos de Niterói, Taty Sindel detalha preparação intensa para o Carnaval
Carnaval
Escola de samba que vai homenagear Lula tem suspeita de incêndio criminoso no barracão
Já um internauta defendeu que o enredo não se trata de propaganda: “Essa homenagem ao Lula não é propaganda eleitoral nem abuso de poder. É prestígio, é influência. Bolsonaro não tem isso e não teria uma homenagem desse tipo, nem quando concorreu com o Lula sendo presidente. Ele não tem o mesmo prestígio”, comparou.
O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), filho de Bolsonaro, também reagiu ao desfile: “O dinheiro do suor do povo trabalhador brasileiro, que deveria ser devolvido à sociedade em forma de serviços públicos de qualidade, está sendo torrado num desfile de carnaval na cara de todos os brasileiros. É um crime o que está acontecendo”, criticou Flávio.
“Amado pelo povo pobre e trabalhador, Lula da Silva foi celebrado pela Acadêmicos de Niterói na Sapucaí, neste domingo (15), no Carnaval 2026. A Acadêmicos de Niterói exaltou Lula da Silva o operário que virou presidente”, escreveu outro internauta.
No último carro da escola, a alegoria “Vale uma nação, Vale um Grande Enredo”, contou com artistas apoiam o político, com destaque para Fafá de Belém. Ainda estavam no carro 5 a atriz Julia Lemmertz, Paulo Betti, Chico Dias, Denise Fraga, Bete Mendes, Dadá Coelho, Antônio Pitanga e entre outros. Paulo Vieira, Dira Paes e Juliana Didone também desfilaram pela escola.






