
As equipes da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Tabatinga (FICCO/TBA) e da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Amazonas (FICCO/AM) participaram, no último dia 15, de uma operação internacional contra o narcotráfico no Peru. A ação resultou na inutilização de três aeronaves, na destruição de uma pista clandestina e na neutralização de um laboratório de drogas na região de fronteira.
A ofensiva ocorreu na comunidade Nueva Galilea, no distrito de Ramón Castilla, localizado no Departamento de Loreto, área estratégica para o tráfico internacional.

Segundo as autoridades, a operação foi desencadeada após informações de inteligência produzidas no Brasil apontarem a existência de uma pista de pouso clandestina usada como base de apoio para aeronaves envolvidas no transporte de entorpecentes com destino ao território brasileiro.
A ação contou com a atuação conjunta de forças de segurança do Brasil e do Peru. Durante os trabalhos, além de inutilizar os aviões empregados pelo narcotráfico, as equipes destruíram a pista irregular e desativaram um laboratório rústico de produção de cocaína instalado nas proximidades — estruturas consideradas fundamentais para a logística do tráfico na região de fronteira.






