Um detento foi condenado a 25 anos, seis meses e cinco dias de prisão em regime fechado pelo assassinato de um colega de cela dentro de um presídio de Rio Branco. A decisão foi proferida pelo juiz Fábio Alexandre Farias, da 1ª Vara do Tribunal do Júri da capital.
O condenado é Brendo Vieira dos Santos, considerado culpado pelo Conselho de Sentença por homicídio triplamente qualificado. A vítima foi Raimundo Morais da Silva.
O crime aconteceu na noite de 5 de dezembro de 2021, na cela 25 do Pavilhão H da Unidade de Recuperação Social Dr. Francisco d’Oliveira Conde. Conforme as investigações, Raimundo morreu após sofrer asfixia mecânica.
Segundo o processo, o homicídio foi praticado com o uso de uma “teresa”, corda improvisada feita com lençóis e frequentemente utilizada em unidades prisionais. A apuração também apontou que o assassinato teria sido motivado por uma discussão entre os dois detentos ocorrida na tarde do mesmo dia.
A denúncia do Ministério Público também mencionava a participação do detento Wellington Rodrigues de Souza. Durante o julgamento, no entanto, os jurados concluíram que Brendo cometeu o crime sozinho.
Com esse entendimento, Wellington Rodrigues foi absolvido por falta de provas. Apesar disso, ele segue preso por responder a outros processos criminais.


