O Governo do Acre realizou a emissão de documentos para população em situação de rua em Rio Branco nesta segunda-feira (4), garantindo acesso à cidadania e a serviços essenciais para pessoas em condição de vulnerabilidade.
A ação foi promovida por meio do Instituto de Identificação da Polícia Civil do Acre (PCAC) e atendeu pessoas cadastradas no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop). Ao todo, foram realizados 27 atendimentos.
A iniciativa teve como objetivo facilitar o acesso à documentação básica, considerada fundamental para que esse público possa acessar serviços públicos, benefícios sociais e oportunidades de reinserção no mercado de trabalho.
Segundo o diretor do Instituto de Identificação, Júnior César da Silva, a ação representa um passo importante na promoção da cidadania.
“Garantir o acesso à documentação civil é assegurar direitos fundamentais para que essas pessoas possam acessar serviços, programas sociais, bem como reconstruir suas trajetórias com mais dignidade e inclusão”, afirmou.
O gestor destacou ainda que iniciativas como essa reforçam o compromisso institucional com o atendimento humanizado e a redução de barreiras sociais, aproximando o poder público da população que mais necessita.
A ação integra os esforços do governo estadual para ampliar políticas públicas voltadas à população em situação de vulnerabilidade social, promovendo inclusão e dignidade.


