O avanço da produção de milho no Acre tem impulsionado a agricultura e fortalecido a economia em municípios do interior do estado. Em Plácido de Castro e Acrelândia, os armazéns da Companhia de Armazéns Gerais e Entrepostos do Acre (Cageacre) já operam com capacidade máxima devido ao aumento da demanda pelo beneficiamento de grãos.
Os espaços recebem diariamente cargas de milho para os processos de limpeza, secagem e ensacamento, deixando o produto pronto para comercialização.
De acordo com dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a safra 2024/2025 registrou crescimento de 10,6% na produção de milho no estado, passando de 126,3 mil para 139,7 mil toneladas. O resultado é atribuído à ampliação das áreas plantadas, ao aumento da produtividade e aos investimentos realizados pelo governo estadual.

A expectativa para a safra 2025/2026 é de crescimento ainda maior, principalmente com o fortalecimento da agricultura familiar e o apoio aos produtores rurais.
A governadora Mailza Assis destacou a importância dos investimentos no agronegócio e afirmou que o fortalecimento da produção rural contribui diretamente para geração de renda e desenvolvimento econômico no estado.
Somente em Plácido de Castro, cerca de 180 produtores da agricultura familiar utilizam os serviços oferecidos pela Cageacre. Entre abril e os primeiros dias de maio, a unidade beneficiou quase 896 toneladas de milho, totalizando mais de 17 mil volumes processados.

Segundo o diretor-presidente da Cageacre, Pádua Cunha, o crescimento da produção mostra o potencial agrícola das terras acreanas e reforça a necessidade de ampliação dos armazéns em Plácido de Castro e Acrelândia.
“O Acre está crescendo, e a nossa economia avançando”, afirmou.
O aumento da produção de milho também impacta outras cadeias produtivas do estado, como a criação de aves, peixes, suínos e ovinos, já que o grão é utilizado na fabricação de ração animal. Com maior oferta do produto, a tendência é de redução nos custos para produtores locais.

Em Acrelândia, a Cageacre já enviou cerca de 50 mil sacos de milho para municípios do Vale do Juruá somente em 2025, fortalecendo o comércio interno e reduzindo a dependência de produtos vindos de outros estados.
Além do crescimento da produção, o governo estadual também destaca o trabalho voltado à regularização ambiental das áreas agrícolas. Segundo o Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), mais de 17 mil hectares destinados ao cultivo de milho e soja já foram licenciados neste ano.
Os municípios de Capixaba e Plácido de Castro concentram as maiores áreas autorizadas para plantio, dentro das normas ambientais e de sustentabilidade estabelecidas pelo estado.


