6 outubro 2024

”Márcio Bittar é bandido, pilantra e canalha, ele será preso pelo esquema das emendas extras do orçamento paralelo”, disse Daniel Zen

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Por Alemão Monteiro

Deputado Daniel Zen afirmou que as programadas enganosas de Márcio Bittar do MDB precisam ser desmascaradas e que o orçamento paralelo liderado pelo senador acreano, não passa de um grande esquema para compra de parlamentares.

“Sabem porque o Márcio Bittar tem mais orçamento? Porque ele usa o orçamento paralelo para comprar parlamentares, eu não dou uma parte, se vossa excelência quiser se escreva amanhã. Márcio Bittar é bandido pilantra e canalha, ele será preso pelo esquema das emendas extras do orçamento paralelo,” desabafou o deputado petista.

Como a sessão estava na última fala da explicação final, o deputado estadual Roberto Duarte que pediu uma parte ficou no vácuo, deixando um clima de suspense e acirramento para a sessão desta quarta-feira.

Diferentemente das emendas individuais e de bancada, na qual os deputados e senadores são identificados, as emendas de relator-geral (também chamadas de orçamento secreto, já que não é necessário divulgar detalhes dos gastos) beneficiam de forma diferente os parlamentares e seus nomes não são identificados. Esse mecanismo diminui a transparência da distribuição do dinheiro público.

O orçamento secreto não é dividido igualmente, então quem mais se beneficia são os políticos aliados à base governista. Em 2021, o valor autorizado foi de R$ 16,85 bilhões.

Veja Mais