6 outubro 2024

Deputado Gerlen Diniz ajuda produtores de bananas do estado

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Graças à intervenção do Deputado estadual Gehlen Diniz (Progressistas), a base de cálculo para a incidência do imposto de 12% sobre a banana, chamada de pauta, caiu de R$ 1,90 para R$ 0,50 o quilo, ou seja, quando o comprador de outro Estado adquirir a banana no Acre ele paga o imposto na saída do estado, e com a pauta muito alta a exportação fica inviabilizada, o que prejudica os produtores locais.

Atento a essa situação, a convite do Deputado Jonas Lima, o Gehlen Diniz se reuniu com produtores de bananas de Acrelândia que estavam bastante preocupados. O deputado acionou os técnicos da SEFAZ que também participaram da reunião e após a explanação dos agricultores e dos deputados a “pauta” da banana foi reduzida.

“Essa ação parlamentar propicia uma economia de mais de 3.000 reais para os produtores em cada 1.000 caixas de bananas vendidas para outros estados”, destacou Gehlen.
O Dep. Gerlen enfatizou na tribuna da Aleac que esse foi um passo importante para estimular os pequenos produtores, mas que é necessário ir além e zerar a pauta não só da banana, mas de todos os produtos da agricultura familiar.

O deputado informou ainda que vai levar esse pleito ao governador do estado e acredita que o mesmo irá atendê-lo, “pois o futuro do nosso estado passa pelo estímulo à produção agrícola”, finalizou.

Assessoria

Veja Mais