1 outubro 2024

Sanções à Rússia têm ferido máquina de guerra, diz chefe da Otan

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

“Otan tem a responsabilidade de evitar que este conflito se agrave ainda mais”, declarou Jens Stoltenberg na Alemanha

Publicidade

O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Jens Stoltenberg, avaliou nesta quinta-feira (17) que as sanções impostas pelos países ocidentais têm “ferido máquina de guerra” da Rússia na Ucrânia.

As declarações foram feitas em Berlim, na Alemanha, onde Stoltenberg teve um encontro com o premiê Olaf Scholz.

Stoltenberg agradeceu os esforços de Scholz para encontrar uma solução diplomática para a guerra, incluindo contatos diretos com o presidente russo Vladimir Putin — que deve “recolher suas forças e se engajar em diplomacia e boa-fé”, disse o secretário.

“As sanções severas estão ferindo essa máquina de guerra, e eu agradeço a Alemanha pelo papel importante que vêm exercendo nas sanções. A Alemanha está protegendo os aliados da Otan — com mais tropas na Lituânia, caças na Romênia e embarcações de patrulha”, declarou.

Segundo ele, a Otan está “determinada a impedir que a guerra na Ucrânia aumentar ainda mais”, já que “a guerra do presidente Putin ameaça a paz”.

“A Otan tem a responsabilidade de evitar que este conflito se agrave ainda mais. Isso seria ainda mais perigoso e causaria mais sofrimento, mortes e destruição”, acrescentou Stoltenberg.

Veja Mais