25 dezembro 2025

Com estiagem, julho registra menos de 2 milímetros de chuvas em 26 dias na capital acreana

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Com a estiagem que chegou com o mês de julho, Rio Branco registrou apenas 1,40 milímetro de chuvas em período de 26 dias, segundo dados da Defesa Civil municipal. De acordo com o órgão municipal, o previsto para todo o mês é de 29,1 milímetros, ou seja, o número registrado até esta terça-feira (26) está bem abaixo do esperado.

Conforme os boletins diários da Defesa Civil, na capital apenas nos dias 17 e 25 foram registradas chuvas, 0,6 milímetros e 0,8 milímetros respectivamente.

“Teve esse registro, mas praticamente é como se não tivesse tido chuva. Isso não muda nada no cenário de seca. Em junho choveu bem, mas maio teve um déficit. E no ano passado tivemos um período de 40 dias sem chuva, e ainda não está descartado que ocorra agora porque a seca está a mais severa dos últimos seis anos”, disse o tenente-coronel Cláudio Falcão.

Levantamento
Com isso, 18 comunidades, com cerca de 2,9 mil famílias da zona rural estão sendo abastecidas semanalmente pela Defesa Civil. Com a situação, está sendo feito um levantamento técnico que deve mostrar todo o panorama da seca na capital.

“Estamos fazendo o levantamento de impactos de prejuízo na agricultura, psicultura, lavoura, produção, e também de desabastecimento, na saúde, monitorando a qualidade do ar para verificar se estamos dentro de um grau tolerável para tudo isso, verificar uma possível decretação de situação de emergência”, explicou.

A seca revela detalhes também da poluição na região central. Imagens registradas na última semana, mostram lixo e entulhos às margens do Rio.

Na semana passada, equipes da Defesa Civil Municipal e do Departamento Estadual de Estradas e Rodagens (Deracre) fizeram um trabalho de limpeza embaixo da Ponte Juscelino Kubitschek, conhecida como ponte metálica, para retirar entulhos e balseiros.

 

- Publicidade -

Veja Mais