A sorte da senadora Mailza Gomes (PP) na condição de candidata à vice-governadora na chapa do governador Gladson Cameli como candidato à reeleição e do candidato ao Senado Ney Amorim será decidida na tarde desta sexta-feira (9) pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Em caso de condenação, a chapa fica inviabilizada e o governador teria que conseguir outro nome.
Os sete juízes da corte iniciam o julgamento do pedido de registro de candidatura da senadora a partir das 13h, numa ação de ilegibilidade proposta pelo Ministério Público Eleitoral. A sessão será transmitida por videoconferência na página do TRE na plataforma YouTube.
Em caso de a denúncia ser aceita, o governador Gladson Cameli teria que trocar seu nome por outro ou outra candidata a vice. Ontem à noite, o advogado de defesa da senadora, Cristopher Mariano, disse ao ContilNet que está muito confiante na Justiça quanto à garantia de que Mailza Gomes pode ser, sim, candidata porque, segundo ele, no caso denunciado não há razões para ilegibilidades.
Outros pedidos de candidaturas, de deputados estaduais, federais e de pelo menos dois senadores também ainda estão na pauta dos julgamentos. O TRE tem até o dia 2 como prazo limite para zerar todas as pendências em relação a registros.