Rio Branco aparece entre as 20 capitais do país com crescimento moderado de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por Covid-19 em adultos acima dos 60 anos. O dado é do Boletim InfoGripe divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e correspondem ao período de 27 de novembro a 3 de dezembro.
O estudo utiliza dados inseridos até a última segunda-feira (5) no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe).
O boletim foi divulgado nessa quinta-feira (8) e mantém o alerta para o crescimento dos casos de SRAG por Covid-19 em todas as faixas etárias. Contudo, o balanço dá um maior destaque para o aumento de casos entre adultos. Esse cenário é observado em estados de todas as regiões.
Além da capital riobranquense, observa-se um aumento moderado também em:
Aracaju (SE)
Belo Horizonte (MG)
Boa Vista (RR)
Plano piloto e arredores de Brasília (DF)
Campo Grande (MS)
Curitiba (PR)
Florianópolis (SC)
Fortaleza (CE)
Goiânia (GO)
João Pessoa (PB)
Maceió (AL)
Natal (RN)
Porto Alegre (RS)
Recife (PE)
Rio de Janeiro (RJ)
Salvador (BA)
São Luís (MA)
São Paulo (SP)
Teresina (PI)
Sobre os estados, a Fiocruz destaca que 23 das 27 unidades federativas apresentam crescimento moderado de SRAG na tendência de longo prazo.
São eles: Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.