26 dezembro 2025

Quase dois meses depois de fuga, presos que escaparam de presídio em Rio Branco ainda não foram recapturados

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Detentos que fugiram após fazerem buraco em cela — Foto: Iapen-AC

Os cinco presos que fugiram do Complexo Penitenciário de Rio Branco em 26 de dezembro do ano passado seguem à solta, segundo o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen-AC). De acordo com o Iapen, todos os procedimentos administrativos estão sendo realizados.

O g1 também entrou em contato com a Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), que informou que a operação é de responsabilidade do Iapen.

Fuga com equipamento improvisado
Na madrugada de 26 de dezembro, os detentos fizeram um buraco na cela 13 da unidade utilizando o eixo de um ventilador. Um dos policiais penais que estava na guarita viu os presos correndo na área que fica entre o pavilhão P e o muro do presídio, e avisou as equipes, que saíram em busca dos presos que conseguiram pular o muro da unidade.

Outro policial que estava na vigilância do pavilhão P ouviu o aviso e acionou toda a guarnição dos pavilhões O e P que, imediatamente, fizeram uma ronda, porém os presos já haviam pulado o muro.

O presidente informou que a escavação foi feita a longo da noite, e que amais de 40 policiais penais participam da operação de recaptura com apoio de outras forças de segurança.

Na cela 13 tinham seis presos e apenas um não fugiu. Fugiram da cela:

Máximo Feijo de Souza
Pablo Ferreira da Silva
Henrique Mendes do Nascimento Araújo
Wellington dos Santos Figueiredo
Matheus Barbosa da Silva

Por G1/Ac

- Publicidade -

Veja Mais