A Semana Santa está chegando e, apesar de ainda faltar alguns dias para a Páscoa, os acreanos já se preparam para a tradição religiosa. Em Cruzeiro do Sul, o Mercado do Agricultor já está preparado para atender os consumidores que buscam o pescado para substituir a carne vermelha neste período.
No entanto, há uma preocupação em relação à quantidade de peixe disponível na região, já que a produção está abaixo do esperado este ano. O presidente da Associação dos Vendedores de Peixes em Cruzeiro do Sul, Francisco Valdenir, relata que durante a Semana Santa de 2022 foram comercializadas cerca de 30 toneladas de peixe, o que difere da realidade atual no município.
Valdenir destaca que a preocupação deste ano é suprir a demanda de peixe, para garantir que não falte alimento na mesa de nenhum cruzeirense durante a Semana Santa. A secretária municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento de Cruzeiro do Sul, Aldeniza Mendes, informa que esta já é a terceira edição da feira, que conta com uma ampliação do local neste período.
Apesar da pouca quantidade de peixe na região, muitos moradores já se anteciparam na compra para a Semana Santa. Para as famílias católicas da região, ainda é uma tradição não comer carne vermelha neste período e o consumo de peixe se torna ainda mais importante. “É tradição familiar comprar peixe na Semana Santa. Estou aqui dando uma olhada. Tem que ser um peixinho e um ‘mugunzázinho’. Isso aí é tradição de família”, diz um morador.
Assim, a população de Cruzeiro do Sul se prepara para celebrar a Semana Santa, com a expectativa de que a produção de peixe se mantenha para suprir a demanda da região.