A tomada de controle político do Hospital João Câncio Fernandes pelo prefeito Mazinho Serafim, de Sena Madureira, está gerando desconforto e tensão entre aliados do governador Gladson Cameli no município. Segundo informações divulgadas pelo site O Seringal, todos os atuais diretores serão exonerados e haverá demissões em massa, incluindo os contratados provisoriamente e indicados pelo deputado federal Gerlen Diniz aliado de primeira hora de Gladson e principal desafeto do prefeito.
A nomeação da secretária de Saúde do município, Nildete Lira, como diretora-geral da unidade, teria sido confirmada por uma fonte da Casa Civil, revelou o site. O clima dentro do hospital é de pânico, e a população da região teme pela qualidade e eficiência dos serviços prestados.
Além disso, A terceirizada Rede Pontes, que pertence ao deputado estadual Afonso Fernandes e fazia a limpeza do hospital, perdeu a licitação em janeiro. O prefeito Mazinho Serafim já tem acertos com outra empresa e planeja indicar cerca de 40 servidores que trabalharam na campanha da esposa e do vice no ano passado, ampliando seu curral eleitoral com vistas às eleições para senador da República. Os puxa-sacos do prefeito já o tratam como “meu senador”, o que demonstra claramente o interesse político por trás da tomada de controle do hospital de uma administração que se quer consegue dá manutenção nas ruas da cidade.
Segundo o site, o mentor intelectual da proposta é o médico Dr. Hassem, que aparece numa imagem na Casa Civil, ladeado do secretário Alysson Bestene, com Mazinho, o vereador Alípio, a deputada Meire Serafim e o deputado Gilberto Lira (primo da futura diretora geral).
É lamentável que uma instituição de saúde tão importante para a região seja utilizada como moeda de troca política, colocando em risco a saúde e o bem-estar da população. Espera-se que as autoridades competentes fiquem atentas a essa situação e tomem medidas para garantir que o Hospital João Câncio Fernandes continue a oferecer serviços de qualidade e acessíveis a todos os que precisam.